Alimento completo! Assim pode ser definido o leite materno, que possui mais de 200 constituintes entre proteínas, açúcar, minerais e vitaminas com gordura em suspensão. Com agentes imunológicos e nutricionais doados pela mãe, o leite humano tem desempenho terapêutico específico à saúde além, é claro, de ser fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança.
O bebê amamentado com o leite humano vai ter um colesterol mais controlado na fase adulta evitando o surgimento de diversas doenças cardiovasculares. No entanto, o aleitamento materno também faz bem para a saúde da mãe, pois reduz o risco de câncer de ovário e mama.
Os agentes imunológicos repassados da mãe para o filho através do leite protegem a criança de doenças infecciosas, crônicas e diarréias. Com isso, reduz a mortalidade infantil em decorrência de doenças comuns na primeira infância (pneumonia e diarréia) e ajuda na recuperação durante enfermidades.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno se estenda até o final do segundo ano de vida. O leite humano fornece toda a energia e nutrientes necessários para os primeiros seis meses de vida e continua a fornecer da metade até um terço das necessidades da criança até o final do segundo ano de vida.
Adequado para o bebê, o leite materno tem uma composição única para atender as necessidades do ser humano. Dentre os diversos nutrientes, os ácidos graxos (AG) merecem atenção especial devido ao papel do ômega 6 e ômega 3 no crescimento e desenvolvimento. Segundo a FAO/OMS – 1995, a relação de 4:1 até 10:1 (ômega 6: ômega 3) seria ótima para o desenvolvimento da criança e prevenção de doenças na fase adulta.
Os ácidos graxos de cadeia longa têm funções e processos biológicos relacionados com o crescimento ponderal adequado, desenvolvimento adequado do sistema nervoso central e neurológico, influência sobre a consistência das fezes, modulação da resposta imunológica, absorção de diferentes nutrientes, amadurecimento de estruturas relacionadas com a visão ótima da retina e também influência nas atividades de enzimas e receptores.
A boa alimentação desde o nascimento, começando com o aleitamento materno, é a garantia de que a criança crescerá com todo o potencial genético, com maior resistência, energia, vitalidade e saúde!
draroselirossi@exercitandosaude.com.br
Dra. Roseli Rossi, CRN 2084/1983, é nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo, Pós graduada em Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional pela VP Consultoria Nutricional Ensino e Pesquisa, Título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN, com Aperfeiçoamento em Nutrição Esportiva pela Escola Paulista de Medicina, é diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros “Saúde & Sabor com Equilíbrio “ – Receitas Diet e Light Vol. I e Vol. II.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário