O seu bebê tem 6 meses de idade e está a iniciar o 7.º mês de vida. Gatinha, agarra nos brinquedos com bastante firmeza e procura-os se os perder. A relação com as pessoas que o rodeiam torna-se mais forte de dia para dia: o bebê consegue reconhecer caras que não vê há já bastante tempo.
Um sistema muscular em desenvolvimento rápido Agora, o bebê já se consegue levantar fazendo força apenas com as mãos ou com os cotovelos para se sentar direito.
Ele consegue, também, virar-se, ficando de barriga ou de costas.
Se o levantar, segurando-o pelas mãos ou por debaixo dos braços, o bebê consegue ficar de pé por uns instantes e saltar no lugar.
As capacidades de comunicação do bebê estão também a desenvolver-se com rapidez
O bebê é sensível às vozes e entoações, virando-se para ver a cara da pessoa que está a falar. Ele compreende na perfeição o que significa “NÃO”. Está, pois, na altura de lançar as bases da sua educação.
O bebê faz-se entender totalmente pela mãe, sobretudo se a mensagem a transmitir estiver relacionada com fome!
O bebê está ciente dos sons que consegue produzir e fascinado pelo próprio palrar. Ouça-o com atenção e estimule o bebê sempre que ele palrar.
Os primeiros dentes: cuidado!
O primeiro dente está prestes a aparecer e, com este, em alguns casos, uma ligeira pontada de febre. Está também na altura de dar as boas-vindas às primeiras constipações e infecções de ouvidos.
O bebê está, muitas vezes, um pouco rabugento… ponha-o no colo e dê-lhe muitos miminhos. Pode também massajar-lhe as gengivas para aliviar um pouco a dor.
É bastante comum ver os bebê desta idade chupar e mordiscar os objectos com muita força. Pode, pois, dar-lhe um anel de dentição ou um pedaço de tecido limpo para ele chupar.
As capacidades alimentares do bebê
Graças às novas capacidades, o seu bebê vai poder passar gradualmente para um ritmo de 4 refeições por dia, além de descobrir uma maior diversidade de alimentos.
O bebê consegue controlar melhor os movimentos da língua e dos lábios.
Ele já consegue passar a comida da parte da frente para a parte de trás da boca e, logo, engolir melhor.
O sistema digestivo amadureceu: ele consegue digerir as proteínas da carne e do peixe.
Em resultado disso, mesmo que os primeiros dentes ainda não tenham rompido, ele pode, gradualmente, passar das texturas líquidas para os alimentos mais sólidos e grosseiramente picados, passando pelas massas moles.
fonte: internet site Nestlé
Nenhum comentário:
Postar um comentário