sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Bebê mês a mês:10º mês

O seu bebê tem 9 meses de idade e está a iniciar o 10.º mês de vida. Nesta altura, ele já passou tanto tempo fora como dentro da barriga da mamâe… e os seus progressos não cessam de espantar, em termos de atividades tanto físicas como intelectuais.
Ágil e aventureiro. Ele não tem medo das escadas: subir a gatinhar e descer de costas, a tentação de passar o dia inteiro a subir e a descer é grande… Tenha cuidado! Ele vai começar a se apoiar nas pernas. Se o apoiar, é possível que ele comece a dar os primeiros passos, mas não tente apressar as coisas: o que não falta é tempo. Nesta idade, o bebê já consegue agarrar praticamente tudo: por isso, tenha o devido cuidado para se certificar de que tudo o que é perigoso fica fora do alcance dele.
Concentrado e atento. Porque ele vai ter mais facilidade em juntar objetos e centrar-se em mais do que um de cada vez, o bebê já consegue brincar sozinho durante bastante tempo. Mas não se esqueça de o ter sempre debaixo do olho, sobretudo se ele não estiver seguro dentro do parque. E não se prive do prazer de brincar com o bebê: ele adora partilhar contigo estes momentos de alegria e união.

Agora que o seu bebê está a começar a juntar mais do que uma sílaba de cada vez, você pode tentar que ele repita uma palavra ou duas. Qual dos dois é que vai ficar mais orgulhoso quando ele disser o primeiro "mamã" ou "papá"?
Por vezes um sonhador, outras vezes birrento, mas sempre uma delícia. Porque o seu bebê se mostra sempre tão curioso e atento a tudo o que o rodeia, é, por vezes, uma surpresa vê-lo com um olhar tão sonhador. Tire o maior partido destes momentos de calma, antes de ele voltar a despertar e exigir mais uma vez a sua atenção!O humor do seu bebê pode variar muito de um momento para outro. Ele está a desenvolver a sua personalidade e, como tal, oscilará rapidamente entre os pedidos de um carinho e os sinais de irritação para consigo. Vai ter de encontrar um equilíbrio, sem dizer sempre que sim, porque ele está também a tentar descobrir onde é que situam os limites.
As capacidades alimentares do bebê. O bebê está a mastigar cada vez melhor: já consegue engolir todos aqueles pedacinhos moles com uma facilidade cada vez maior. O sentido do paladar tem vindo a desenvolver-se e a tornar-se mais refinado: ele é mais sensível a diferentes associações de sabores e gosta cada vez mais de pratos elaborados.

Como já consegue agarrar nos objetos entre o polegar e o indicador, é habitual ele pegar em pequenos pedaços de comida e comê-los com os dedos. E porque a Natureza pensou em tudo antes de nós, esta nova destreza manual surge precisamente na altura em que o bebê passar a ser capaz de apreciar a sua primeira bolacha. Que presente, ser capaz de segurar na bolacha e alimentar-se sozinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário