segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Bebê mês a mês:9º mês

O seu bebê tem 8 meses de idade e está a iniciar o 9.º mês de vida. A sua personalidade está mais vincada e os seus próprios interesses começam a ressaltar. O que é preciso agora é o equilíbrio certo entre os desejos do bebê e os limites que são tão essenciais.
Mais habilidoso e também mais teimoso, está admirada com a determinação do seu bebê para aprender e com a sua perseverança. Se ele quer alguma coisa, não tenha dúvidas de que ele lhe deixará conhecer esse desejo!

Ele já consegue agarrar em objectos pequenos entre o polegar e o indicador. Cuidado para não os levar à boca…Mostre-lhe como colocar dois cubos, um por cima do outro, e muito rapidamente ele conseguirá fazê-lo sozinho.

Aquilo que ele adora. Na hora do banho, o bebê adora bater na água e salpicar tudo à volta dele: não se esqueça de estar sempre munida com uma toalha…Fazer barulho, bater com os brinquedos uns nos outros, mesmo que você comece a sentir que precisa de tampões para os ouvidos! Ouvir e ouvir e ouvir mais uma vez as canções de embalar que você lhe canta com tanto amor.
O bebê sedutor, o centro do universo. O seu bebê é, acima de tudo, um sedutor. A família mais próxima não é o único público potencial que ele tem. Com efeito, você vai ter de partilhar o afeto dele com a sua babá ou com quem quer que engrace com os seus sorrisos. Ele vai fazer gracinhas para todos que o rodeiam e só se contenta com uma salva de palmas deliciadas. Se alguém o afastar das luzes da ribalta, ele pode mostrar o seu desagrado de uma forma mais do que insistente. Mas você não pode ceder. Na verdade, deve fazer o contrário. Também ele tem de começar a aprender as regras do jogo.
As capacidades alimentares do bebê. Nos meses que estão para vir, o seu bebê vai gradualmente começar a gostar de comer pequenos pedaços de alimentos misturados na comida, alimentando-se sozinho com a sua colherzinha ou comendo com os próprios dedos. O bebê tornou-se ainda mais expressivo: se não gosta de um determinado alimento, vira a cabeça para o lado e fecha a boca. Ele fez uma boa transição das massas moles para os alimentos picados. É possível que, por esta altura, os primeiros dentes já tenham rompido. Os 8 incisivos de cima e de baixo são os primeiros a aparecer, geralmente entre os 6 meses e o primeiro ano de vida. Mas tal pode variar bastante de um bebê para outro…Assim, se as gengivas do seu bebezinho ainda estiverem moles, não vale a pena preocupar-se: tal não o impedirá de, gradualmente, começar a aprender a comer pedaços pequenos de alimentos moles.

fonte; internet site Nestlé