segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Bebê mês a mês: 11º mês

O seu bebê tem 10 meses e está a iniciar o 11.º ano de vida. Esta é uma época de transição para ele a nível físico, emocional e intelectual. Para si é a altura de estabelecer as bases da sua educação, incluindo ensinar jogos e encorajá-lo nas suas conquistas diárias.
Brincar e aprender. Para se deslocar, o bebê anda a experimentar uma nova técnica: senta-se e impulsiona-se com as próprias mãos. Que divertimento! Ele agora já consegue levantar a tampa de uma caixa. Se se tratar de um brinquedo ou de algo completamente inofensivo, encoraje-o, mas tome cuidado, porque ele vai sempre tentar abrir qualquer caixa antiga. Ele consegue segurar numa caneta e escrever com ela. E consegue apontar para o objecto com que deseja brincar a seguir. Na banheira ou quando o veste, pode ensiná-lo a reconhecer determinadas partes do corpo. Ele vai ficar orgulhosíssimo se souber apontar para o nariz, para os pés ou para a boca…
Obedecer e ousar. Ele é capaz de obedecer a uma simples instrução, como “vem” ou “toma”… e você vai ficar surpreendida quando ele o fizer…Quando estiverem sentados juntos com um livro, o seu bebé vai poder participar, virando as páginas, e não existe melhor forma de encorajar o amor pelos livros. Esta é uma fase importante do prazer futuro pela leitura. É possível que o seu bebê tente dar os seus primeiros passinhos sem ajuda, sobretudo se existirem outras crianças da mesma idade à volta dele e que ele sabe que já deram o grande salto. Nesse caso, elogie-o, mas, se não o fizer, deixe-o seguir o próprio ritmo.
As alegrias e surpresas da educação. Nem sempre é fácil proibir o seu bebê de fazer alguma coisa, sobretudo se ele começar a chorar mal você diga "não". Mas é algo que você tem de fazer: lembre-se que o seu bebé precisa de limites definidos de modo a estruturar a sua identidade.Tenha sempre em mente que aquilo que o seu bebê mais quer é agradar-lhe, fazer com que sinta orgulho nele. Se o encorajar e o elogiar sempre que ele fizer alguma coisa bem, ele aceitará melhor quando estabelecer regras.
As capacidades alimentares do bebê. O bebê está começando a conseguir beber de um copo. Dê-lhe um copo de plástico concebido especialmente para bebés. Começam a aparecer dentes novos, mais uma vez com grandes variações entre os bebê. A sua evolução física significa que ele já pode comer à mesa, pois consegue manter-se sentado direito na sua cadeira alta e fazer parte das refeições em família. Comer à mesa é um passo importante no caminho do crescimento. O seu bebê vai sentir-se orgulhosíssimo e é uma excelente oportunidade para continuar a aprender!

fonte: internet site Nestlé

domingo, 29 de novembro de 2009

Teimosia: o que fazer quando seu filho só diz não

Escrito para o BabyCenter Brasil Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

Seu filho está fascinado com a palavra "não"?

Ele provavelmente acabou de descobrir que tem vontades e desejos e quer exercitar isso, explica Susanne Denham, professora da Universidade George Mason (EUA) e autora do livro "Emotional Development in Young Children" (Desenvolvimento emocional das crianças pequenas). Essa "fase do não" muitas vezes chega sem aviso, deixando os pais perplexos, e pode desaparecer tão de repente como apareceu. Nesse meio tempo, há algumas maneiras para você lidar com isso.
Ofereça opções
Chega a noite e você diz: "Vamos pôr o pijama?". A resposta inevitável é: "Não!". Dar opções é a melhor maneira de evitar esse tipo de aborrecimento. Deixar seu filho escolher entre duas possibilidades é o suficiente nesta fase, quando ele ainda é pequeno. "Você quer pôr o pijama branco ou o vermelho?" "Quer suco ou leite?" "Hora de escolher! Quer guardar seus bloquinhos de madeira ou seus bichos de pelúcia?". Essa técnica pode ser usada para tudo, desde o que vestir até na hora de resolver brigas: "Você quer brincar de um jeito legal com o João ou quer brincar sozinho?". "A aplicação dessa estratégia poderá evitar grandes aborrecimentos", garante o pediatra Paulo Sérgio de Barros Ferreira, do Conselho Médico do BabyCenter.

Contar até dez também ajuda crianças indecisas de vez em quando: "Vou contar até dez e você escolhe, ou então eu escolho para você". Seu filho provavelmente vai tomar uma decisão antes mesmo de você sair do "um..." – mas use esta tática com economia, como último recurso, pois ela perde a força se você exagerar. Lembre também que você sabe mais que seu filho e que praticamente tudo pode ser transformado em opção. Por exemplo, você pode perguntar: "Quer ir embora do parquinho agora ou prefere brincar mais dois minutos e depois ir embora?" De qualquer maneira, ele vai ter de ir embora.
Ensine outras respostas
Muitas vezes os pequenos insistem no "não" porque não conhecem outras palavras. Nesse caso, ajude seu filho a ter mais vocabulário. Você pode fazer isso por meio de brincadeiras: "Qual é o contrário de não?". "O que vem entre o não e o sim?" (talvez, pode ser, ou mais ou menos...) "Qual é um jeito mais simpático de dizer não?" ("não, obrigado"). Você pode fazer com que o "não" seja menos automático preparando o "terreno" com uma pergunta boba: "O que um cachorrinho diria se você perguntasse: 'Cachorrinho, você quer um osso grandão?'". Quando seu filho responder "Sim!", você pode entrar com a pergunta a que queria chegar: "E o que você diria se eu te perguntasse: 'Quer um hambúrguer?'" Com um pouco de sorte, seu filho estará achando tudo engraçado e vai se esquecer de dizer o fatídico "não".

Use o "não" com moderação
Uma criança pode estar com fixação pelo "não" em parte porque ouve isso a todo o momento dos adultos, situação relativamente frequente. Se esse for o seu caso, tente economizar nos "nãos" que fala para o seu filho. Use palavras alternativas sempre que possível. Uma tática é usar frases mais específicas para a situação, como: "Nunca se bate no gatinho", ou "Abaixe a voz, por favor", "Tire a mão daí", "Venha brincar perto de mim".
Seja firme quando necessário
Haverá momentos em que, por mais que você se esforce, será inevitável brigar com seu filho. Se ele parar no meio da rua e se recusar a andar, por exemplo, você vai ter de tirá-lo dali, e rápido, não só por questão de segurança, mas porque, mesmo tendo vontade própria, a criança não pode exercê-la sempre e em todo lugar, pois isso pode causar muita confusão. Assim, não há problema em dizer ao seu filho, de vez em quando, que aquele não é o momento em que ele pode fazer escolhas. "Não é hora de ficar escolhendo. Sei que você não gosta disso e sinto muito, mas tem de ser assim". E você ainda pode explicar: "Porque eu sou a mamãe (ou o papai) e meu trabalho é cuidar de você. E ponto final".

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Bebê mês a mês:10º mês

O seu bebê tem 9 meses de idade e está a iniciar o 10.º mês de vida. Nesta altura, ele já passou tanto tempo fora como dentro da barriga da mamâe… e os seus progressos não cessam de espantar, em termos de atividades tanto físicas como intelectuais.
Ágil e aventureiro. Ele não tem medo das escadas: subir a gatinhar e descer de costas, a tentação de passar o dia inteiro a subir e a descer é grande… Tenha cuidado! Ele vai começar a se apoiar nas pernas. Se o apoiar, é possível que ele comece a dar os primeiros passos, mas não tente apressar as coisas: o que não falta é tempo. Nesta idade, o bebê já consegue agarrar praticamente tudo: por isso, tenha o devido cuidado para se certificar de que tudo o que é perigoso fica fora do alcance dele.
Concentrado e atento. Porque ele vai ter mais facilidade em juntar objetos e centrar-se em mais do que um de cada vez, o bebê já consegue brincar sozinho durante bastante tempo. Mas não se esqueça de o ter sempre debaixo do olho, sobretudo se ele não estiver seguro dentro do parque. E não se prive do prazer de brincar com o bebê: ele adora partilhar contigo estes momentos de alegria e união.

Agora que o seu bebê está a começar a juntar mais do que uma sílaba de cada vez, você pode tentar que ele repita uma palavra ou duas. Qual dos dois é que vai ficar mais orgulhoso quando ele disser o primeiro "mamã" ou "papá"?
Por vezes um sonhador, outras vezes birrento, mas sempre uma delícia. Porque o seu bebê se mostra sempre tão curioso e atento a tudo o que o rodeia, é, por vezes, uma surpresa vê-lo com um olhar tão sonhador. Tire o maior partido destes momentos de calma, antes de ele voltar a despertar e exigir mais uma vez a sua atenção!O humor do seu bebê pode variar muito de um momento para outro. Ele está a desenvolver a sua personalidade e, como tal, oscilará rapidamente entre os pedidos de um carinho e os sinais de irritação para consigo. Vai ter de encontrar um equilíbrio, sem dizer sempre que sim, porque ele está também a tentar descobrir onde é que situam os limites.
As capacidades alimentares do bebê. O bebê está a mastigar cada vez melhor: já consegue engolir todos aqueles pedacinhos moles com uma facilidade cada vez maior. O sentido do paladar tem vindo a desenvolver-se e a tornar-se mais refinado: ele é mais sensível a diferentes associações de sabores e gosta cada vez mais de pratos elaborados.

Como já consegue agarrar nos objetos entre o polegar e o indicador, é habitual ele pegar em pequenos pedaços de comida e comê-los com os dedos. E porque a Natureza pensou em tudo antes de nós, esta nova destreza manual surge precisamente na altura em que o bebê passar a ser capaz de apreciar a sua primeira bolacha. Que presente, ser capaz de segurar na bolacha e alimentar-se sozinho!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Desfraldamento para iniciantes

Escrito para o BabyCenter Brasil Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

Não é de estranhar que você não veja a hora de seu filho largar logo as fraldas. Afinal vai parecer um sonho não precisar mais trocar fralda a toda hora, sem contar a economia! Mas você sabe quanto tempo demora o processo todo do desfraldamento? É verdade que para algumas crianças o problema todo se resolve em poucos dias. Porém, para a maioria, é um aprendizado que pode levar meses. As chances de sucesso serão muito maiores se a família toda estiver bem informada e deixar bem claro para a criança o que vai acontecer.
1 - Tenha certeza de que a criança está pronta
Existe uma idéia mais ou menos generalizada de que a idade certa para tirar a fralda da criança é por volta dos 2 anos. Mas cada pessoa é diferente e, assim como elas aprendem a andar em momentos distintos, a hora ideal para aprender a fazer xixi e cocô no penico ou na privada pode variar muito. Há algumas crianças que só ficam realmente preparadas para iniciar o desfraldamento quando têm mais de 3 anos. Para saber se é o caso do seu filho, confira nossa lista de sinais de que chegou a hora. Se achar que seu filho não está pronto, resista à pressão da família e da escola, ou então faça uma tentativa sabendo que é provável que tenha de voltar atrás antes que o estresse se instale.
2 - Providencie os equipamentos necessários
Não é nada muito complicado: arranje um penico ou um adaptador para o vaso sanitário, um anel que evita que a criança "caia" dentro da privada. Talvez seja melhor começar com o penico: com os pés apoiados no chão, a criança vai ter mais facilidade para fazer força na hora de fazer cocô. Um livrinho sobre o assunto pode ajudar, mas não é essencial.
3 - Deixe seu filho se acostumar ao penico
Para começar, acostume seu filho a se sentar no penico uma vez por dia, mesmo que ainda sem tirar a roupa. Escolha um momento em que ele costuma fazer cocô -- depois do café da manhã, depois do almoço ou antes do banho. Se ele não quiser se sentar, deixe estar. Nunca force a criança a sentar no penico, nem a segure. E não force a barra se seu filho estiver assustado. As consequências no futuro podem ser bem ruins, principalmente por causa da prisão de ventre. Caso a criança resista a se interessar no desfraldamento, o melhor é esquecer o assunto por algumas semanas, e depois fazer uma nova tentativa. Nessa fase, não precisa nem explicar muito para que serve o penico. O objetivo é só acostumá-lo ao objeto.
4 - Sente-o no penico sem a fralda
Depois da fase de acostumar a criança a sentar no penico, sua meta vai ser convencê-la a sentar sem a fralda. Segure a ansiedade e deixe que ela só se sente ali, para ver como é. E comece a explicar direitinho que é isso que a mamãe e o papai fazem todo dia: sentam lá (no vaso sanitário, no caso de vocês) para fazer as necessidades. Se seu filho captar logo a idéia e já fizer alguma coisa, ótimo! Mas não o force a conseguir. É importante que o interesse no processo seja dele, não seu.
5 - Explique o processo
Uma boa idéia é mostrar para a criança para onde o cocô vai. Quando ele fizer cocô na fralda, leve a fralda suja até o penico e ponha o cocô ali, para mostrar onde é o lugar certo. Depois, esvazie o penico jogando as fezes no vaso sanitário, e dê ao seu filho o privilégio de ajudar a apertar a descarga (só se ele quiser -- há crianças que têm medo). Mostre também que depois é preciso vestir a roupa de novo e lavar as mãos.
6 - Incentive seu filho
Estimule a criança a usar o penico sempre que tiver vontade de fazer xixi ou cocô. Deixe bem claro que basta que você poderá levá-la ao banheiro. Se der, aproveite uma época de calor, que é mais favorável para o processo, e deixe-a circular pelada, com o penico bem à vista. Diga a seu filho que ele pode usar o penico quando quiser, e o lembre de vez em quando. Mas preste atenção: não adianta ficar levando a criança de hora em hora ao banheiro. Você precisa ensiná-la a pedir. Senão, na primeira oportunidade em que você esquecer de levá-la, ou estiver fazendo outra coisa, o xixi vai escapar na roupa mesmo. A comunicação e o controle do esfíncter (que variam, dependendo da maturidade de cada criança) são fundamentais para o processo de desfraldamento.
7 - Capriche na cueca e na calcinha
Cuecas e calcinhas de personagens ou com desenhos fazem sucesso. Você pode fazer um grande carnaval, mostrando ao seu filho como ele é grande e importante por já usar cueca (ou calcinha, no caso de meninas). Mas você não precisa usar a roupa de baixo bonitinha e cara o tempo todo. Arranje também umas bem baratinhas, porque os acidentes serão inevitáveis e as trocas, bem frequentes. Existem também fraldas de treinamento, as chamadas pull-ups. A vantagem é que elas funcionam como fraldas, mas são vestidas como uma calcinha ou cueca, portanto dá para a criança abaixar e levantar sozinha, se quiser ir ao banheiro. Muito mais fácil que abrir e fechar a fralda. O inconveniente é que elas são caras e difíceis de encontrar. Uma alternativa é ter um pacote só para sair, quando você não pode arriscar uma escapada de xixi ou cocô.

8 - Tenha muita calma na hora dos acidentes
As escapadas e acidentes acontecem com praticamente todas as crianças, não tem jeito. É difícil manter a calma, mas se esforce para não perder o controle. Não vale a pena castigar ou punir a criança pela escapada. Os músculos dela estão ainda aprendendo e treinando o controle das fezes e da urina, e o processo leva algum tempo. Quando acontecer o acidente, limpe tudo com tranquilidade e só diga ao seu filho que, da próxima vez, vai ser mais legal se ele usar o peniquinho. Caso os acidentes fiquem muito frequentes, tenha a sabedoria de voltar atrás sem medo ou vergonha. É possível que o organismo do seu filho ainda não esteja preparado, e é melhor voltar a tentar daí a alguns meses.
9 - Comece a fazer o desfraldamento noturno
... Mas só quando a criança estiver preparada! Pode demorar -- anos até! O organismo da criança demora bastante para ser capaz de despertá-la se for necessário fazer xixi no meio da noite. O que você pode fazer é tentar diminuir a quantidade de líquido que seu filho toma antes de dormir, e dizer a ele que chame você se precisar ir ao banheiro durante a noite. Só se aventure a tirar a fralda noturna quando, por diversas noites seguidas, a fralda tiver amanhecido completamente seca. E saiba que, mesmo que tudo dê certo, um xixi na cama ou outro fazem parte da infância.
10 - Parabéns, você conseguiu!
Acredite. Por mais que demore, seu filho vai aprender a fazer xixi e cocô no lugar certo. E aí você não vai precisar trocar fraldas por um bom tempo -- bom, pelo menos até o próximo bebê, ou quem sabe o netinho...

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Minha Gravidez -11ª semana

A medida do feto pode variar e chegar até 60mm e pesar 8g.
Sua cabeça é metade do corpo, pois o cérebro cresce rápido.
O intestino já é capaz de realizar movimentos peristálticos (pequenas contrações naturais). Nascem folículos de pêlo sobre a pele, assim como as unhas. É possível observar estômago e bexiga.
A mamãe pode sentir mais calor nessa fase. Há um aumento do volume de sangue no corpo que também provoca crescimento mais rápido de unhas e cabelos.
Sexo do bebêDaqui a algumas semanas já será possível detectar o sexo do seu bebê (18ª semana), que é determinado desde da concepção. É o espermatozóide o qual fecunda o óvulo que determinará o sexo do bebê. Sabe por quê?
Porque as mulheres têm cromossomos sexuais do tipo XX e os homens do tipo XY. O embrião leva um cromossomo da mamãe e outro do papai.
Sendo a mulher XX, o óvulo que produzirá terá o cromossomo X, já os espermatozóides podem levar o cromossomo X ou Y.
Se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo X, o embrião ficará com dois cromossomos X, o que determina o sexo feminino. Agora, se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo Y, o embrião terá os cromossomos XY, o que determina o sexo masculino.
Ou seja, se os pais programarem um menino e nascer uma menina, por exemplo, a "culpa" é toda do papai, que mandou um X em vez de Y.

fonte: internet site guia do bebê

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Bebê mês a mês:9º mês

O seu bebê tem 8 meses de idade e está a iniciar o 9.º mês de vida. A sua personalidade está mais vincada e os seus próprios interesses começam a ressaltar. O que é preciso agora é o equilíbrio certo entre os desejos do bebê e os limites que são tão essenciais.
Mais habilidoso e também mais teimoso, está admirada com a determinação do seu bebê para aprender e com a sua perseverança. Se ele quer alguma coisa, não tenha dúvidas de que ele lhe deixará conhecer esse desejo!

Ele já consegue agarrar em objectos pequenos entre o polegar e o indicador. Cuidado para não os levar à boca…Mostre-lhe como colocar dois cubos, um por cima do outro, e muito rapidamente ele conseguirá fazê-lo sozinho.

Aquilo que ele adora. Na hora do banho, o bebê adora bater na água e salpicar tudo à volta dele: não se esqueça de estar sempre munida com uma toalha…Fazer barulho, bater com os brinquedos uns nos outros, mesmo que você comece a sentir que precisa de tampões para os ouvidos! Ouvir e ouvir e ouvir mais uma vez as canções de embalar que você lhe canta com tanto amor.
O bebê sedutor, o centro do universo. O seu bebê é, acima de tudo, um sedutor. A família mais próxima não é o único público potencial que ele tem. Com efeito, você vai ter de partilhar o afeto dele com a sua babá ou com quem quer que engrace com os seus sorrisos. Ele vai fazer gracinhas para todos que o rodeiam e só se contenta com uma salva de palmas deliciadas. Se alguém o afastar das luzes da ribalta, ele pode mostrar o seu desagrado de uma forma mais do que insistente. Mas você não pode ceder. Na verdade, deve fazer o contrário. Também ele tem de começar a aprender as regras do jogo.
As capacidades alimentares do bebê. Nos meses que estão para vir, o seu bebê vai gradualmente começar a gostar de comer pequenos pedaços de alimentos misturados na comida, alimentando-se sozinho com a sua colherzinha ou comendo com os próprios dedos. O bebê tornou-se ainda mais expressivo: se não gosta de um determinado alimento, vira a cabeça para o lado e fecha a boca. Ele fez uma boa transição das massas moles para os alimentos picados. É possível que, por esta altura, os primeiros dentes já tenham rompido. Os 8 incisivos de cima e de baixo são os primeiros a aparecer, geralmente entre os 6 meses e o primeiro ano de vida. Mas tal pode variar bastante de um bebê para outro…Assim, se as gengivas do seu bebezinho ainda estiverem moles, não vale a pena preocupar-se: tal não o impedirá de, gradualmente, começar a aprender a comer pedaços pequenos de alimentos moles.

fonte; internet site Nestlé

domingo, 22 de novembro de 2009

Amamentação para iniciantes

Escrito para o BabyCenter Brasil Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil
Por que o aleitamento materno é melhor?
O leite materno é o melhor alimento para seu filho por uma série de motivos. Estudos já mostraram que o aleitamento exclusivo (sem alimentos complementares) por, pelo menos, três meses pode ajudar a prevenir a gastroenterite em bebês, por exemplo.

Se o aleitamento exclusivo se estender por ao menos quatro meses, é possível diminuir o risco de a criança ter problemas respiratórios e otites. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o governo brasileiro recomendam a amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida das crianças, e a manutenção do leite materno na alimentação até 2 anos de idade ou até mais.

O leite materno é uma fonte alimentar completa: contém todos os nutrientes de que seu filho precisa (são ao menos 400 deles), incluindo hormônios e anticorpos que não estão presentes nas fórmulas de leite em pó. O mais incrível é que o conteúdo nutricional do leite materno vai se ajustando às necessidades do bebê à medida que ele cresce. Outro ponto fundamental é que o leite materno ajuda a construir a relação entre você e seu filho. Ao amamentar, existe um contato único do bebê com sua pele, seu cheiro e seu aconchego.

Preparando-se para amamentar
O seu próprio corpo é o principal responsável pela preparação dos seios para a amamentação, portanto o mais importante mesmo é preparar seu espírito. Para isso, o melhor a fazer é se informar o máximo possível sobre o assunto antes de o bebê nascer.
Como amamentar
Dar de mamar pode levar de meros sete minutos a até 40, então certifique-se de escolher um local bem confortável antes de começar. O ambiente é muito importante, especialmente nos primeiros dias da amamentação, quando você ainda está se adaptando e aperfeiçoando a técnica. Se você é do tipo de pessoa que se distrai fácil, procure um lugar mais tranquilo para sentar. Por outro lado, caso ache que vai ficar entediada na solidão, sente-se na frente da televisão. O ideal é ir testando diferentes locais da casa até achar um que funcione para você.

Segure o bebê de modo que seus braços e suas costas não fiquem doloridos. Tenha travesseiros e almofadas (não precisam ser necessariamente especiais para amamentação) por perto. Encontre uma posição boa para você e para o bebê antes de iniciar. Preste atenção em como estão seus seios depois que a boquinha do bebê encaixou. A "pega" (diz-se "péga") correta requer que o bebê abocanhe o mamilo e uma boa parte da aréola. O ideal é que não sobre quase nada de "cor" fora da boca do bebê. Se estiver doendo, interrompa a mamada colocando o dedo mínimo entre a gengiva da criança e o mamilo, para desfazer o vácuo, e comece de novo. Uma vez que a boca do bebê esteja bem encaixada, ele se encarregará do resto.

Possíveis problemas

Embora as mulheres há séculos dêem de mamar para seus filhos, o início nem sempre é fácil. Nas primeiras seis semanas, à medida que a produção de leite se ajusta e o bebê aprende a mamar, você poderá apresentar:

Ingurgitamento: seios cheios demais ou empedrados

Mastite: inflamação ou infecção nas glândulas mamárias, com febre acima de 38,5 graus Celsius

Dor nos seios

sábado, 21 de novembro de 2009

Como criar bons hábitos para dormir: 0 a 3 meses

Escrito para o BabyCenter Brasil Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil
Sono típico

Os recém-nascidos dormem bastante -- entre 17 e 18 horas por dia nas primeiras semanas de vida e 15 horas por volta do terceiro mês. Ainda assim, eles quase nunca dormem mais que três ou quatro horas por vez, seja durante o dia ou à noite. E o que isso quer dizer? Você também não terá muitas horas de sono ininterrupto. No decorrer da noite, terá que levantar para amamentar e trocar o bebê; ao longo do dia, além dessas tarefas, vai brincar com ele. Embora alguns bebês consigam dormir a noite inteira já aos 2 meses, muitos não chegam a esse marco até os 5 ou 6 meses de idade e, às vezes, até mais tarde. Para que seu filho durma a noite toda, é preciso estabelecer uma boa rotina desde bem cedo.

Veja algumas idéias para ajudar seu filho a se preparar para uma boa noite de sono: Aprenda a entender os sinais que indicam cansaço. Nas primeiras seis a oito semanas de vida, o bebê não consegue ficar acordado por mais que duas horas por vez. Se você esperar muito mais que isso para colocá-lo para dormir, ele estará cansado demais e não vai conseguir adormecer com facilidade, por incrível que pareça. Preste atenção nos sinais de cansaço. Ele está esfregando os olhos? Não pára de mexer na orelha? Está com olheiras? Se você notar essas indicações, ponha logo o bebê no berço ou no carrinho. Dessa forma ele já vai aprendendo a dormir sem ser no colo.

Comece a ensinar a diferença entre dia e noite. Alguns bebês são mais notívagos (algo que você pode até ter percebido durante a gravidez) e estarão com toda a energia do mundo bem quando você se prepara para pegar no sono. Nos primeiros dias, não há muito o que se fazer quanto a isso. Mas, quando o bebê tiver por volta de 2 semanas, você pode começar a fazê-lo distinguir o dia da noite. Quando ele estiver alerta durante o dia, brinque bastante, mantenha a casa bem iluminada e não se preocupe em evitar os barulhos da rotina doméstica, como o telefone ou o aspirador de pó, mesmo que ele esteja dormindo. Se ele costuma dormir durante todas mamadas, acorde-o em algumas. Caso ele resolva dormir quatro horas ou mais direto, de dia, não hesite em acordá-lo, para que "sobre" mais sono para o período noturno. À noite, tente não fazer gracinhas quando for ao quarto dele. Acenda o mínimo de luzes e faça pouco barulho. Assim, aos poucos, ele entenderá que a noite foi feita para dormir.

Deixe que o bebê adormeça por conta própria. Quando ele tiver por volta de 6 a 8 semanas, tente deixar o bebê adormecer sozinho. Coloque-o no berço quando ele parecer cansado, mas ainda estiver acordado. Dessa forma, ele vai aprender a fazer a transição sem que você tenha que ficar balançando de um lado para o outro ou passando a mão nas costas dele. Se desde o começo você acostumar o bebê a dormir sozinho, ele vai aprender esse ritual na hora do sono -- e se você sempre niná-lo é isso que ele sempre vai esperar. Para estabelecer um padrão de sono, é importante seguir a mesma rotina de dormir todos os dias. Substitua qualquer hábito que dependa da sua presença (mamadas, por exemplo) por algum que esteja ao lado da criança quando ela acordar de repente (um "paninho especial" ou um bonequinho, sempre prestando atenção para não ser nada que ela possa resolver sugar e se engasgar).

Sono do Bebê!

Veja abaixo regras básicas para a quantidade de sono média para crianças dependendo da idade. Lembre-se de que cada criança é diferente -- há algumas que precisam dormir mais que as outras. A variação de uma criança para outra pode ser bem diferente, dependendo da personalidade e do organismo de cada uma.
Idade Durante a noite Durante o dia Total
1 mês8h 30min 7h (3 sonecas) 15h 30min
3 meses 10h 5h (3 sonecas) 15h
6 meses 11h 3h 45min (2 sonecas) 14h 45min
9 meses 11h 3h (2 sonecas) 14h
12 meses 11h 15min 2h 30min (2 sonecas) 13h 15min
18 meses 11h 15min 2h 15min (1 soneca) 13h 30min
2 anos 11h 2h (1 soneca) 13h
3 anos 10h 30min 1h 30min (1 soneca) 12h

Cuidado para não se confundir. Se seu filho se recusa a ir para a cama antes das 23h, não quer dizer que ele não precise de tanto sono. Pense nas seguintes perguntas, para saber se ele está dormindo o suficiente:

Seu filho sempre dorme quando anda de carro?
Você precisa acordar seu filho quase todo dia de manhã?
Ele fica irritado, nervoso e manhoso durante o dia?
Certas noites, seu filho "desmaia" muito mais cedo que o horário normal?

Se você respondeu "sim" a qualquer uma das perguntas, é possível que seu filho esteja dormindo menos do que precisa.

fonte site:
http://brasil.babycenter.com/toddler/sono/quadro/

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Essa Princesa é a Lara Lis!
Nome Lindo!
Bebê lindo!
Parabéns Kátia e Felipe!
Temos certeza que a Lara lhes trará muito amor e felicidade!
beijos

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Papinha de carne com cenoura

Ingredientes: 300 g de carne de boi (músculo, braço, peito) 1 cenoura grande 2/3 de um chuchu 1 ½ xícara de chá de couve picada 2 colheres de sopa de cebola ralada 1 colher de sopa de cebolinha picada 1 colher de sopa de salsa picada ½ xícara de fubá 1 colher de sopa de óleo ou margarina.
Modo de fazer:Antes de picar a couve, lave bem as folhas em água corrente, passando bem os dedos por toda a superfície das folhas. Em seguida, leve todos os ingredientes ao fogo em uma panela com 3 ½ litros de água, acrescentando o fubá. Quando a água de cozimento começar a esquentar, mexa o conteúdo com uma colher de pau, para que o fubá não grude no fundo da panela. Deixe cozinhar em fogo brando, até que os ingredientes estejam bem macios, praticamente desmanchando. Se necessário acrescente mais água. · Esta papinha é indicada para crianças na FASE I (bebês até 10 meses) Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.

Sobremesa:
Banana, ameixa e iogurte
1 banana
1 ameixa
2 colheres de sopa de iogurte
Bata tudo no mix.
Sirva a seguir.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Visitinha do Éric!





Este gatinho, super extrovertido é o Éric Luan!
O mair fofo!
Obrigada pela visita!


terça-feira, 17 de novembro de 2009

Minha Gravidez:10ª semana

Começa o período fetal. O embrião agora é chamado de feto. Seu comprimento varia de 30 a 42mm e seu peso aproximado é de 5g.
Cerca de 250 mil novos neurônios são produzidos a cada minuto. O coração está pronto. Os olhos deslocam-se para frente e os dedos começam a separação.
Já se passou a fase crítica de malformações congênitas, mas fique sempre atenta, pois drogas e raio-X ainda atrapalham o desenvolvimento do feto.
Através da ultra-sonografia é possível medir a translucência nucal, exame que pode indicar o diagnóstico de Síndrome de Down.
O corpo da mamãe está mais redondo, a glândula tireóide está maior devido ao aumento de hormônios. Isso provoca sensibilidade, irritação e choro fáceis.
Por outro lado, o mal estar como os enjoos e azia diminuem.

Quarto do bebê

A futura mamãe já pode começar a pensar no projeto do quarto do bebê.
Conferir lojas ou revistas especializadas podem ajudá-la com dicas desde decoração, cores e temas, quais móveis necessários até sobre segurança dentro do quarto e o que pode provocar alergias.

fonte: internet guia do bebê

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Bebê mês a mês:8º mês

O seu bebê tem 7 meses de idade e está a iniciar o 8.º mês de vida. A agilidade e curiosidade crescentes estão a abrir-lhe uma série de caminhos novos. Que alegria é vê-lo progredir tão rapidamente. Mas esta é também a altura em que você tem de estar mais vigilante do que nunca.
Mais força e melhores capacidades

O seu bebê está cada vez mais forte e, quando apoiado, consegue levantar-se sozinho fazendo força com as pernas.

Ele consegue sentar-se sozinho (mas cuidado, porque ele vai, muitas vezes, virar-se sobre ele próprio!).

O seu bebê já consegue, agora, agarrar nos objetos entre o polegar e o indicador e passá-los de uma mão para a outra.

Ele começa a procurar os objectos que perdeu.

Mantenha-se alerta ao perigo

Lembre-se de proteger os cantos das mesas de apoio.

Proteja as tomadas eléctricas usando coberturas para tomadas.

Ponha todos os produtos de limpeza e medicamentos fora do seu alcance.

Não deixe fruta seca, doces pequenos ou outros objectos perigosos ao seu alcance.


O bebê começa a afirmar a sua identidade

Ele está cada vez mais ciente da sua própria identidade e adora dar-lhe a conhecer este fato. Mesmo que isso significa gritar até que você repare nele!

Espelho meu, espelho meu… ele delicia-se a olhar para o espelho a admirar os movimentos e caretas engraçadas que faz…

Com o passar do tempo, as contradições entram em cena: ele passa rapidamente de amoroso para caprichoso, de sorridente para mal-humorado, e mostra-se cada vez mais interessado nos outros bebês.


As capacidades alimentares do bebé

O seu bebê começa a ser capaz de esperar um pouco antes de satisfazer a sua fome: as refeições podem ser ligeiramente mais espaçadas. É possível introduzir, gradualmente, um novo ritmo de 4 refeições por dia.

O seu bebê começa a coordenar melhor o ato de engolir com a respiração.

Porque se mostra curioso acerca de praticamente tudo, ele só deseja fazer novas descobertas e as suas novas capacidades permitem-lhe fazer precisamente isso! Tire o máximo partido destas capacidades para desenvolver a dieta do seu filho e partilharem todos esses momentos ternos de cumplicidade.

fonte: internet site Nestlé

domingo, 15 de novembro de 2009

Amigo Secreto de Natal Anjo Sapeca!


Esta chegando o Natal!
E com ele, tempo de reflexão e humanização!
Época de Amigo Secreto!
Como é bom receber presentes!
Como é bom descobrirmos um amigo neste mundo tão cheio de surpresas!
Você pode dar alegria e esperança a uma criança neste Natal!
Colaborar para que a Magia do Natal se perpetue!
Venha participar de nossa brincadeira.
Como você pode participar!
Deixe na Anjo Sapeca um presente de Natal para uma criança.
E o seu presente será um super desconto em suas compras na Anjo Sapeca!
Um presente de Amigo secreto vale 40% de desconto de em suas compras (com pagamento a vista) e é igual a Uma criança feliz no Natal!
Esta brincadeira inicia em 13 de novembro até 30 de novembro de 2009!
Contamos com você, pois acreditamos que com o pouco de cada um é que promovemos grandes ações!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Bebê mês a mês:7º mês

O seu bebê tem 6 meses de idade e está a iniciar o 7.º mês de vida. Gatinha, agarra nos brinquedos com bastante firmeza e procura-os se os perder. A relação com as pessoas que o rodeiam torna-se mais forte de dia para dia: o bebê consegue reconhecer caras que não vê há já bastante tempo.
Um sistema muscular em desenvolvimento rápido Agora, o bebê já se consegue levantar fazendo força apenas com as mãos ou com os cotovelos para se sentar direito.

Ele consegue, também, virar-se, ficando de barriga ou de costas.

Se o levantar, segurando-o pelas mãos ou por debaixo dos braços, o bebê consegue ficar de pé por uns instantes e saltar no lugar.

As capacidades de comunicação do bebê estão também a desenvolver-se com rapidez
O bebê é sensível às vozes e entoações, virando-se para ver a cara da pessoa que está a falar. Ele compreende na perfeição o que significa “NÃO”. Está, pois, na altura de lançar as bases da sua educação.

O bebê faz-se entender totalmente pela mãe, sobretudo se a mensagem a transmitir estiver relacionada com fome!

O bebê está ciente dos sons que consegue produzir e fascinado pelo próprio palrar. Ouça-o com atenção e estimule o bebê sempre que ele palrar.

Os primeiros dentes: cuidado!
O primeiro dente está prestes a aparecer e, com este, em alguns casos, uma ligeira pontada de febre. Está também na altura de dar as boas-vindas às primeiras constipações e infecções de ouvidos.

O bebê está, muitas vezes, um pouco rabugento… ponha-o no colo e dê-lhe muitos miminhos. Pode também massajar-lhe as gengivas para aliviar um pouco a dor.

É bastante comum ver os bebê desta idade chupar e mordiscar os objectos com muita força. Pode, pois, dar-lhe um anel de dentição ou um pedaço de tecido limpo para ele chupar.
As capacidades alimentares do bebê

Graças às novas capacidades, o seu bebê vai poder passar gradualmente para um ritmo de 4 refeições por dia, além de descobrir uma maior diversidade de alimentos.

O bebê consegue controlar melhor os movimentos da língua e dos lábios.

Ele já consegue passar a comida da parte da frente para a parte de trás da boca e, logo, engolir melhor.

O sistema digestivo amadureceu: ele consegue digerir as proteínas da carne e do peixe.

Em resultado disso, mesmo que os primeiros dentes ainda não tenham rompido, ele pode, gradualmente, passar das texturas líquidas para os alimentos mais sólidos e grosseiramente picados, passando pelas massas moles.

fonte: internet site Nestlé

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Alimentação do bebê – 8 meses

A apartir desta idade o bebê já pode comer iogurte , que pode ser introduzido ao lanche da tarde acrescentando uma fruta cozida ou uma bolacha. Esse novo elemento pode substituir uma mamadeira ou uma papa.
O peixe deve ser introduzido nessa fase, o que se recomeda é 25g/dia em uma das refeições principais, mantendo a carne ou frango ao jantar por exemplo ou vice versa. Inicialmente o peixe deve se introduzido na sopa de legumes e gradualmente deve ser integrado no prato em pedaços ligeiramente menos triturados. É importante que a princípio os peixes sejam magros.
Outro alimento novo a ser introduzido a partir dos 8 meses é a gema do ovo. Começando por pedaços pequenos de ovo cozido até metade de uma gema por refeição e finalmente uma gema inteira como substituto da carne ou peixe.
A clara do ovo não deverá ser introduzida até o primeiro ano completo do bebê, pois tem um grande potencial de produzir alergia devido à sua composição química.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cárie de Mamadeira

A cárie de mamadeira é um tipo de cárie que acomete os dentes de leite de crianças acostumadas a se alimentar com mamadeiras, principalmente no período noturno.

Quando a criança adormece ocorre diminuição do fluxo salivar, reduzindo a proteção natural que a saliva exerce sobre os dentes. O leite ou suco fica aderido à estrutura dentária provocando a formação de ácidos que destroem o esmalte que protege os dentes da criança. A cárie se inicia com o aparecimento de manchas brancas quase imperceptíveis, porém tem evolução muito rápida levando a destruição dos dentes em um curto período de tempo.

A minha experiência em consultório demonstra que as crianças portadoras de cárie de mamadeira passam por grande constrangimento estético perante os amiguinhos, além de sentirem muita dor e precisarem ser submetidas a procedimentos clínicos caros e dolorosos.

Como podemos prevenir a cárie de mamadeira:

- Sem dúvida, o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê e como complemento até os dois anos, é a melhor forma de prevenir a cárie de mamadeira.Além disso, não ofereça ao bebê mamadeiras na hora de dormir, quando não for mais possível realizar a higiene bucal. Isso inclui o uso de qualquer líquido com exceção da água, pois mesmo suco de frutas ou leite diluído em água, podem aumentar o risco de cáries.
- Ao invés de utilizar mamadeiras para alimentar o bebê utilize os copos de transição (com válvula para evitar que a criança engasgue), existem vários tipos nas lojas de produtos infantis.
- Limpe os dentes e gengivas do bebê após cada amamentação.
- Ensine o bebê a beber em copos e a sugar canudinhos antes dele completar um aninho.
- Ofereça ao seu filho, desde muito cedo, uma dieta equilibrada e saudável.
- Leve o bebê ao dentista, assim que os primeiros dentes irromperem para receber as orientações necessárias.

E não se esqueça nunca que a prevenção é a melhor forma de dar ao seu filho a oportunidade de ter um sorriso bonito e saudável!

dra.adrianat@exercitandosaude.com.br
Dra. Adriana Teixeira Rodrigues, CRO 57190, é dentista e mestre em Saúde Infantil pela Universidade de São Paulo - USP.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Minha Gravidez:9ª semana

O tamanho do embrião deve ser do tamanho de uma uva, com cerca de 28mm e pesando cerca de 4g.
Ele tem um tamanho desproporcional. Sua cabeça é bem maior em relação ao seu corpo, como seus membros superiores são maiores que seus membros inferiores.
Sua pele é tão fina quanto a pálpebra que cobre seus olhos. O clitóris se forma (caso o bebê seja do sexo feminino), mas ainda não é possível saber o sexo do bebê.
Pescoço está bem desenvolvido assim como suas mãos, pés e orelhas.
As gengivas da mamãe podem dar uma amolecida, os cabelos ficam menos oleosos e a pele mais limpa. As roupas usuais já estão mais apertadas, precisando de novos sutiãs e roupas mais confortáveis.
Informações orais
As mamães podem apresentar problemas dentários durante a gravidez.
Esses problemas sempre estiveram associados à falta de cálcio no organismo. Hoje se sabe que acontece uma alteração na saliva das gestantes por causa dos hormônios da gravidez que provocam cáries e sangramentos gengivais.
fonte: internet guia do bebê

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Bebê mês a mês:6.º mês

O bebê usa cada vez mais energia.

Ele dorme menos e tem uma actividade física mais intensa. Estica os braços na sua direcção ou levanta-se sozinho com a ajuda dos antebraços… no fundo, o bebê usa todo o corpo para comunicar.

Agarra nos objectos que estão ao seu alcance, com a mão esquerda e com a mão direita, e já usa todos os dedos, à excepção do polegar.

Quando está de costas, agarra nos pés ou nos objectos que estão ao seu alcance.

Por último, o bebê agora vê em 3 dimensões, porque a visão "binocular" está totalmente desenvolvida: abre-se-lhe um admirável mundo novo!


Cada vez mais sociável.

Você continua a ser o grande amor da vida do seu bebê, mas ele mostra-se cada vez mais interessado nas pessoas que o rodeiam.

Ele ri-se alto quando o irmão ou a irmã fazem caretas.

Já não sente medo das caras que vê pela primeira vez: demora-se a estudá-las e observa-as com cuidado, antes de as compensar com o seu melhor sorriso!

Novas formas de comunicar

O palrar do seu bebé torna-se cada vez mais desenvolvido: já começa a pronunciar determinadas consoantes e varia o tom, o volume e a velocidade da voz.

Ele agora já dispõe de uma vasta gama de sons para expressar prazer, zanga ou mau humor: gritos de alegria, gemidos, arrulhos, gorgolejos, urros, etc.

fonte: internet site Nestlé

sábado, 7 de novembro de 2009

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Atenção às grávidas

Lojas especializadas em moda para gestante buscam aliar conforto e estilo, oferecendo às consumidoras peças modernas
por Ana Paula Meurer
Um dos momentos mais esperados na vida de muitas mulheres pode se tornar um obstáculo na hora de comprar roupas. Foi o que aconteceu com a advogada e gestante Priscila Lima, 28 anos, assim que a barriga começou a crescer e suas roupas ficaram apertadas. Moradora de Porto Alegre (RS) e grávida do seu primeiro filho, ela conta que sua maior dificuldade foi encontrar modelos que se adequavam a ocasiões como trabalho, jantar de negócios ou uma festa. “Só achava roupas em versão maior. O que facilitou e me fez sentir melhor foi quando encontrei algumas lojas com peças modernas direcionadas exclusivamente para as gestantes”, afirma.
Apesar de ser um mercado ainda novo e em fase de crescimento, hoje já é possível encontrar estabelecimentos que atendem exclusivamente esse público e aliam conforto, qualidade, estilo e moda. Aos poucos, roupas largas, sem corte e fora das tendências da moda dão espaço para modelos modernos e versáteis, que valorizam esse momento da mulher. “Temos calças e saias com ajuste variável na região da barriga, em tecidos como jeans, sarjas e malhas. As blusas, camisas e camisetas são confeccionadas em algodão, sedas e tricôs, já que privilegiamos os fios naturais, que são mais confortáveis,”, explica Flávia Lemes, diretora da loja Maria Barriga, de São Paulo.
Um dos desafios do segmento, na opinião de Daniela Bentes Lobo, da Zazou Moda Gestante – que possui lojas em São Paulo e Rio de Janeiro-, é a visão errada de que esse tipo de roupa é sempre cara, em especial por parte das grávidas de primeira viagem, “Este é o nosso grande desafio, temos que quebrar esse preconceito. Oferecemos peças com o mesmo valor que qualquer outra roupa de grife feminina do mesmo padrão”, explica. A loja surgiu de Daniela, que também é estilista, surgiu da sua própria dificuldade em encontrar peças de roupas confortáveis e elegantes assim que ficou grávida do primeiro filho.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Primeira papinha - (para as primeiras duas semanas)

Nas primeiras duas semanas a papa deve ser feita com um tipo de legume e um tipo de folha. Depois que a criança já tiver experimentado vários tipos de legumes e folhas, você pode misturar até três tipos de cada grupo.

Primeira papinha - (para as primeiras duas semanas)


Ingredientes- meia cenoura média- duas folhas de alface- um pedaço pequeno de cebola- um pouco de salsa bem picadinha- uma pitada de sal- uma colher rasa das de café de óleo de milho ou girassol

Modo de fazer

Lave bem a cenoura e as folhas de alface. Coloque um pouco de água filtrada para ferver - o suficiente para cozinhar os ingredientes. Depois que a água entrar em ebulição, coloque a cenoura com casca, o alface, a cebola, o sal e o óleo. Cozinhe em panela de pressão ou em panela comum com tampa. Deixe cozinhar até que a cenoura fique macia. Tire a casca da cenoura e amasse com um garfo, juntamente com a cebola e as folhas de alface. Acrescente a salsinha.


Dicas

- A cenoura pode ser substituída por outro legume e as folhas de alface por outro tipo de hortaliça. Alguns exemplos: mandioquinha com espinafre; abóbora com repolho; beterraba com agrião; chuchu com couve.

- Use sempre cebola ou alho para cozinhar os alimentos. O mesmo vale para o óleo, a salsinha e o sal.
Atenção!

Fica a critério do seu pediatra a consistência da papinha que deve ser oferecida ao bebê bem como o seu processamento final. Ou seja, se os alimentos serão passados em peneira, amassadinhos ou em grãos.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Leite materno é o primeiro alimento funcional!

Alimento completo! Assim pode ser definido o leite materno, que possui mais de 200 constituintes entre proteínas, açúcar, minerais e vitaminas com gordura em suspensão. Com agentes imunológicos e nutricionais doados pela mãe, o leite humano tem desempenho terapêutico específico à saúde além, é claro, de ser fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança.

O bebê amamentado com o leite humano vai ter um colesterol mais controlado na fase adulta evitando o surgimento de diversas doenças cardiovasculares. No entanto, o aleitamento materno também faz bem para a saúde da mãe, pois reduz o risco de câncer de ovário e mama.

Os agentes imunológicos repassados da mãe para o filho através do leite protegem a criança de doenças infecciosas, crônicas e diarréias. Com isso, reduz a mortalidade infantil em decorrência de doenças comuns na primeira infância (pneumonia e diarréia) e ajuda na recuperação durante enfermidades.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno se estenda até o final do segundo ano de vida. O leite humano fornece toda a energia e nutrientes necessários para os primeiros seis meses de vida e continua a fornecer da metade até um terço das necessidades da criança até o final do segundo ano de vida.

Adequado para o bebê, o leite materno tem uma composição única para atender as necessidades do ser humano. Dentre os diversos nutrientes, os ácidos graxos (AG) merecem atenção especial devido ao papel do ômega 6 e ômega 3 no crescimento e desenvolvimento. Segundo a FAO/OMS – 1995, a relação de 4:1 até 10:1 (ômega 6: ômega 3) seria ótima para o desenvolvimento da criança e prevenção de doenças na fase adulta.

Os ácidos graxos de cadeia longa têm funções e processos biológicos relacionados com o crescimento ponderal adequado, desenvolvimento adequado do sistema nervoso central e neurológico, influência sobre a consistência das fezes, modulação da resposta imunológica, absorção de diferentes nutrientes, amadurecimento de estruturas relacionadas com a visão ótima da retina e também influência nas atividades de enzimas e receptores.

A boa alimentação desde o nascimento, começando com o aleitamento materno, é a garantia de que a criança crescerá com todo o potencial genético, com maior resistência, energia, vitalidade e saúde!

draroselirossi@exercitandosaude.com.br
Dra. Roseli Rossi, CRN 2084/1983, é nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo, Pós graduada em Fitoterapia Aplicada à Nutrição Funcional pela VP Consultoria Nutricional Ensino e Pesquisa, Título de Especialista em Nutrição Clínica concedido pela ASBRAN, com Aperfeiçoamento em Nutrição Esportiva pela Escola Paulista de Medicina, é diretora da Clínica Equilíbrio Nutricional e autora dos Livros “Saúde & Sabor com Equilíbrio “ – Receitas Diet e Light Vol. I e Vol. II.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Minha Gravidez: 7ª semana

Nesta semana há um crescimento rápido. Ao fim da sétima semana o embrião pode chegar a 13mm e pode pesar 0,8g.
Pulmões, rins e órgão sexual interno estão quase formados. São perceptíveis à ultrassonografia endovaginal os olhos, orelhas e boca. O coração bate a 150 batimentos por minuto e já faz circular sangue pelo corpo.
O cordão umbilical desenvolve-se e a placenta está pronta. Os primeiros movimentos começam, mas ainda não são sentidos pela mamãe.
Mudanças no corpo da mulher ainda não são notadas pelas outras pessoas. Há o fechamento da passagem do colo do útero que tornará a abrir na hora do parto. Se a prisão de ventre for muito incômoda, tome muito líquido e coma alimentos ricos em fibras.
Exames extras
Existem exames específicos que servem para descobrir se há algum risco de o bebê nascer com problema genético ou congênito.
São exames escolhidos dependendo da idade e saúde materna e do histórico familiar do casal.
Converse com seu médico e verifique se são necessários para você.
fonte: internet site guia do bebê

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Bebê mês a mês:5.º mês

Ele precisa da sua protecção.
O seu bebê precisa de amor tanto como do leite.
A prova: quando chora, ele geralmente acalma-se quando a mãe o segura ao colo. É a defesa dele contra o desconhecido!
Ele reconhece a sua voz acima de qualquer outra, porque a memória dele regista primeiro aquilo que o faz feliz!
Por vezes, basta-a ver para parar de chorar e começar a rir.
Ele está a tornar-se bastante "palrador" O seu bebê imita todos os sons que ouve e vai gradualmente passando dos sons mais simples para as sílabas complexas como: ga-ga, ah-goo, da-da, etc.
Ele adora falar com os brinquedos, como se estes o entendessem. O ursinho preferido do bebê é o interlocutor especial das suas conversas!
O bebê dorme menos. Por volta dos 4 meses, o bebê dorme uma média de 9 a 10 horas de noite. Costuma ainda fazer uma sesta de uma a duas horas de manhã e uma outra, de três a quatro horas, da parte da tarde.
Alguns bebês dormem muito tempo à noite, por vezes 12 a 13 horas! Neste caso, eles apenas precisam de duas pequenas sestas, de uma hora cada, durante o dia.
As capacidades do bebê relacionadas com os alimentos. O reflexo de sucção diminui e o reflexo de mastigação torna-se visível (atingindo o seu pico a partir dos 6 meses).
O seu bebê começa a engolir com a parte da frente da língua: já consegue engolir texturas mais espessas do que o leite.
O seu sistema digestivo evoluiu significativamente: o estômago está maior, os rins menos frágeis e a disposição intestinal mudou.Todas estas transformações abrem a porta para uma diversidade de alimentos.
fonte: internet site Nestlé

domingo, 1 de novembro de 2009

Consistência da alimentação complementar do bebê

A consistência, assim como a frequência da alimentação complementar está directamente relacionada com o desenvolvimento fisiológico e neuromuscular da criança.
Inicialmente as preparações devem ser de consistência pastosa como papas e purés bem cozidos e triturados.
Com a erupção dos primeiros dentes e o aperfeiçoamento dos movimentos mastigatórios e de deglutição faz-se a progressão para vegetais menos triturados.
Sendo assim:
6 -8 meses – consitência pastosa (sem pedaços)
9 -11 meses – consistência mole (textura macia)
12- 24 meses – consitência normal (comida caseira).
A frequência das refeições complementares ao leite deve ser inicialmente 1 vez por dia e segue aumentando gradualmente até 3 incluindo lanche da tarde.