sábado, 26 de setembro de 2009

O que muda no seu corpo durante a gravidez?

Por Amora Fortes e Thais Lazzeri - revista crescer

Cabelo
Ele vai ficar mais bonito na gestação. Aproveite! A produção de HCG, hormônio responsável por manter a gravidez, aumenta os níveis de progesterona e, consequentemente, a oleosidade capilar. Se usar um xampu específico para esse problema, a tendência é que ele fique saudável e brilhante. Depois do parto os fios costumam cair. Prepare-se e adiante com seu médico um bate-papo sobre complexo vitamínico, que ajuda a reverter o quadro.

Rosto
Você já deve ter ouvido falar nas temidas manchas escuras na pele. Sim, é verdade, elas acontecem porque há um aumento da produção de melanina, que pode causar esses melasmas. Evitar é fácil: use protetor solar diariamente. Se aparecer acne, combata com cremes específicos (e fuja dos ácidos retinoicos). E não se esqueça: grávida elegante usa chapéu e óculos escuros na praia.

Olhos
Você vai se sentir mais emotiva, mas é provável que tenha menos lágrimas para chorar, reflexo das alterações hormonais. Quem usa lentes de contato tem maior possibilidade de sofrer com isso. Amenize o sintoma com colírios.

Boca
Apesar dessa ser uma época em que não faltam motivos para sorrir, os dentes ficam mais fracos e sujeitos a cáries, pois há diminuição do cálcio. As gengivas também sofrem com inchaços e sangramentos. Mantenha o tratamento dentário em dia para evitar complicações. Estudos mostram que quem sofre de periodontite, inflamação mais grave na gengiva, tem mais chance de ter diabetes gestacional.

Mama
Abuse dos decotes! No início da gravidez você pode sentir um pouco de dor nos seios, depois vai perceber que estão mais sensíveis – e maiores. Use roupas que valorizem o colo (macacões e vestidos vão estar na moda). O inchaço acontece por causa da quantidade de vasos sanguíneos na área (o que é bom para a produção de leite). Para evitar a flacidez, use sutiã com sustentação reforçada. Para preparar seus seios para a amamentação, depois da 12ª semana, esfregue-os com uma toalha, sem hidratá-los.

Barriga
O aparecimento da barriga – um dos momentos de maior expectativa – depende da quantidade de peso que você ganha, mas, a partir do 3º mês, ela já tem o formato arredondado típico da gravidez. Maneire na alimentação, pois o ideal é que você engorde de 8 a 12 quilos no total. Pesquisas mostram que os filhos das mulheres que ganharam peso em excesso na gestação têm mais chances de serem obesos também. A circunferência da barriga varia de acordo com o tamanho do bebê e o volume de líquido amniótico, mas, perto do 5º mês, aumenta em torno de um centímetro por semana. Aproveite para desfilar seu barrigão, mas lembre-se que, no trabalho, não é de bom-tom deixá-lo à mostra!

Pernas
Logo o clima começa a esquentar e suas pernas vão pedir por mais descanso. Peça um banquinho no trabalho para ficar com as pernas estendidas duas vezes por período. Esse inchaço piora a partir do segundo trimestre, quando o bebê fica pesado e comprime os vasos sanguíneos. Para diminuir o desconforto, maneire no sal e, durante a noite, coloque as pernas para cima por pelo menos uma hora.

Quadril
Não pense na celulite que pode aparecer no segundo trimestre, resultado do aumento de retenção de líquido. Pense que será uma boa desculpa para fazer duas ou três seções de drenagem linfática por semana. Como você não pode usar cremes contra celulite, previna as estrias com cremes específicos para grávidas e óleos de semente de uva e amêndoas.

Vulva
Encare a mudança da cor da vulva como uma notícia boa: significa que está chegando a hora de você ter seu bebê. Como toda notícia, tem um lado B: ela vai ficar arroxeada e inchada. Essas mudanças são uma preparação para o parto e acontecem porque o organismo desvia sangue para as mucosas. Para evitar as hemorroidas, procure ir ao banheiro só quando estiver com vontade, não faça força e, se estiver em casa, prefira tomar banho a usar o papel higiênico. Coma alimentos que soltem o intestino, como o mamão. E beba muita água.

Fonte: Luciana Taliberti, obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário