No início, pode ser assustador colocar o seu bebê indefeso dentro de uma banheira de água, mas à medida que se tornar mais confiante em suas habilidades, você vai ver que a hora do banho pode ser divertida para o bebê e os pais. Esta seção inclui instruções para banhos de esponja e procedimentos para banho de banheira. Mas primeiro, falaremos de um ponto muito importante na hora do banho: o cordão umbilical.
O cordão umbilical: A maioria dos bebês chega em casa dos hospitais com um vestígio do cordão umbilical ainda grudado ao umbigo. Até que ele caia, dê banho apenas de esponja no seu bebê. Limpe a área do umbigo duas vezes ao dia com uma esponja de algodão embebida em álcool. Faça isso com cuidado em toda a área do umbigo, certificando-se de atingir a base do toco do cordão. Fique atenta quanto à presença de matéria amarela (um tipo de secreção que pode se desenvolver) e vermelhidão da pele. Estes são sinais de possível infecção: avise o médico pediatra se os sinais persistirem. Mantenha a aba superior da fralda do bebê dobrada para baixo do umbigo para ajudar a manter a área seca. Algumas fraldas são feitas com uma parte recortada para acomodar o cordão.
Quando o cordão cai, geralmente, de 10 a 12 dias depois do nascimento é comum algumas gotas de sangue restarem no umbigo. Nenhuma bandagem, faixa ou fita são necessários. Se o umbigo não secar dentro de poucos dias depois de cair, um granuloma umbilical pode aparecer. Isto é um pequeno pedaço de tecido do umbigo na junção do antigo cordão e da nova pele. O pediatra pode resolver a situação facilmente no primeiro exame de rotina. Se houver muito sangue ou um cheiro desagradável vindo do cordão, consulte o médico para obter instruções sobre quaisquer cuidados especiais necessários.
Banhos de esponja:Para um banho de esponja, você precisa de ambiente quente, sem corrente de ar, uma bacia de água morna e duas toalhas grandes: uma para dar o banho no bebê e outra para envolvê-lo após o banho. Se o bebê chorar quando estiver despido, dê o banho em etapas, removendo somente parte da roupa de cada vez. Entretanto, muitos bebês amam a sensação de estarem totalmente nus e adoram balançar seus braços e pernas livremente. Você não precisa usar sabonete em um recém-nascido. Alguns pais não usam sabonete durante muitos meses. Se você não consegue deixar de usar, use muito pouco porque ele resseca a delicada pele do seu bebê. Use um especialmente formulado para bebês. Os comuns perfumados podem gerar uma reação alérgica. Se você usar sabonete líquido precisa tomar cuidado para que o bebê não escorregue de suas mãos.
Os bebês não precisam tomar banho todos os dias: É claro, você troca a fralda freqüentemente e dois ou três banhos completos por semana são suficientes. Porém, muitos pais dão banho diariamente em seus bebês porque a hora do banho pode ser muito divertida para eles e o bebê. Você deve definir e seguir uma rotina para os banhos, pelo menos até que esteja bem acostumada com o procedimento. Lembre-se: nunca deixe seu bebê sozinho na água por nenhum motivo! Não importa quanta água tenha na banheira nem se você vai voltar rápido. O banho nunca é um local seguro para um bebê sozinho ou para uma criança pequena. Nem mesmo vire as costas! Seu filho requer supervisão constante, segundo a segundo!
Abaixo segue alguns procedimentos de banho:
1. Certifique-se de que o cômodo onde você dará o banho no seu bebê é quente e sem corrente de ar. Deixe à mão tudo de que precisará, incluindo as roupas limpas que vestirá no seu bebê quando o banho tiver terminado. Considere tirar o telefone do gancho para não precisar atêndê-lo, interrompendo o banho.
2. Coloque uma banheira portátil ou bacia sobre uma mesa ou aparador em uma altura que fique confortável para você.
3. A menos que você utilize uma banheira especialmente projetada para evitar que o seu bebê escorregue, forre a banheira ou bacia com uma toalha.
4. Coloque poucos centímetros de água morna na banheira ou bacia até você se acostumar a dar banho no bebê. Ele adorará mais água na qual possa se movimentar quando você estiver um pouco mais confiante. Lembre-se de que a água que parece confortavelmente quente para você é muito quente para o seu bebê. A temperatura da água deve estar entre os 32ºC e 37ºC (no caso de você usar um termômetro de banheira) ou simplesmente sinta na pele sensível da parte interna de seu cotovelo se a água está agradavelmente morna.
5. Acomode bem o bebê dentro da banheira. Com um tecido macio, limpe o rosto dele com água pura. O rosto do bebê não estará realmente sujo e sabonete nos olhos somente prejudicará o bebê e tornará o restante do banho um terror para a mãe e para ele. Você pode preferir usar luvas de algodão que servem como uma esponja de tecido e reduzem as chances do bebê ensaboado escapar de suas mãos. Segure seu bebê com sua mão e punho apoiando a cabecinha e o pescoço dele. Cante e converse enquanto estiverem juntos para entretê-lo e para tranqüilizarem-se.
6. Lave a barriga, as costas, braços e pernas do bebê. Lave cuidadosamente as áreas genital e anal usando um sabonete suave de bebê, caso queria. Preste atenção especial às dobras e pregas da pele. Se o seu bebê menino não foi circuncidado, empurre gentilmente a pele dianteira e lave a ponta do pênis, depois cuidadosamente coloque a pele sobre ele novamente.
7. Usando sabonete, especialmente se o bebê tiver descamação do couro cabeludo (uma condição abordada com mais detalhes na próxima seção), esfregue o couro cabeludo dele delicadamente com o pano ou com os seus dedos envoltos pela luvas. Ainda segurando bem o bebê dobre sua cabeça para trás levemente e retire o sabonete. Certifique-se de não deixar cair espuma nos olhos dele.
8. Retire o bebê da banheira e seque-o rapidamente. Você pode achar conveniente deixar uma toalha ao redor de seu pescoço antes de começar o banho: você pode envolver o bebê calorosamente com ela depois.
9. Use cotonetes de algodão para limpar dobrinhas dentro e fora das orelhas, mas nunca use-os para limpar o canal do ouvido, nariz ou qualquer outro orifício do corpo.
Talcos e óleos. Seja econômica no uso de quaisquer talcos ou óleos após o banho. Se você usa talco no seu bebê, espalhe-o nas suas mãos primeiro, longe do rosto do bebê, para que ele não inale e leve-os para dentro dos pulmões. Saiba também que o talco pode se acumular dentro das dobrinhas da pele e causar irritações cutâneas.
A maioria dos bebês adora ser imerso em água quente, desde praticamente os primeiros banhos. Depois, é comum que eles tenham medo de água. Desfrute do banho enquanto puder e tente não apressá-lo. Ele é um momento de diversão para o seu bebê relaxar os músculos e fazer pequenos movimentos com os braços e pernas, desfrutando da flutuação que a água proporciona.
Ocasionalmente, um bebê não se importa com o banho no início e grita bem alto para que você saiba que ele está muito faminto para esperar, que a água está muito quente ou muito fria ou que sua sensação de segurança está ameaçada. Uma feliz solução pode ser vocês tomarem banho juntos. Deixe encher a banheira grande com água um pouco mais fria que o usual e, segurando firmemente o bebê em seus braços, acomode-o dentro dela. Desfrute do contato pele a pele. As mamães também podem amamentar no banho.
Depois que você tiver experiência na arte de banhar bebês, pode desejar incluí-lo na sua programação noturna, já que geralmente o banho tem um efeito calmante sobre os bebês. Por exemplo, você poderia dar o banho e depois amamentar todas as noites antes de colocá-lo no berço. Esta rotina ajudará a indicar para ele que é hora de dormir.
Até a próxima semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário