segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Como cuidar de um recém-nascido VII - Assaduras


por Michael Meyerhoff, Ed.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Ao banhar ou trocar a fralda do seu bebê, você provavelmente verá os sinais da assadura. Quase todos os bebês têm isto uma vez ou outra. As assaduras podem ser causadas por umidade, urina ou químicas irritantes contidas nas fraldas, sejam elas de tecido ou descartáveis. Geralmente, você pode identificar estas irritações por sua aparência, sua localização e outros sintomas típicos de diferentes variedades de irritações.
Assadura simples. As assaduras simples são vermelhas, levemente ásperas e escamosas. A irritação pode aparecer sobre a área inteira tocada pela fralda. A pele pode ser irritada por produtos químicos usadas nas lavagens das fraldas de tecido (detergente, sabão em pó, clareador, amaciante de roupas ou sabonete). Calças plásticas ou de borracha vestidas sobre fraldas de tecido, às vezes, afetam a pele. A pele também pode reagir aos produtos químicos utilizados na fabricação das fraldas descartáveis.
Assadura por amônia. A assadura por amônia é uma forma de irritação causada pela própria urina. A pele é literalmente queimada pela amônia formada quando a urina é decomposta pelas bactérias normais da pele. A irritação por amônia é pior depois que a criança dormiu por um longo período de tempo sem uma troca de fralda. Você pode identificá-la pelo forte odor de amônia quando você troca a fralda.
Outras causas. Além dessas duas assaduras básicas, outras irritações podem aparecer na área da fralda, incluindo aquelas causadas por uma alergia a um alimento ou remédio, uma infecção de pele ou uma doença contagiosa, como catapora ou sarampo.
Se o seu bebê desenvolver uma irritação na área da fralda, procure por sinais destes diferentes tipos de irritação. A aparência e local da irritação, um odor de amônia ou uma irritação em qualquer outro lugar no corpo também são indicações. Faça algumas perguntas pertinentes para ajudá-la e a seu médico a descobrir a causa da irritação. Por exemplo, você recentemente mudou de fralda de tecido para fralda descartável ou mudou a marca da fralda descartável? Fez alguma alteração nos produtos usados na lavanderia? Foi dado ao bebê algum novo alimento, uma mudança na fórmula, talvez, ou a adição de cereal a uma refeição ou medicação?
Tratando assaduras simples ou por amônia

Mantenha o bebê o mais seco possível, troque a fralda constantemente, mesmo se ela estiver apenas levemente úmida e evite qualquer material sobre ela que impeça a entrada de ar.
Se você prefere as fraldas de tecido, use fraldas duplas durante o dia e fraldas triplas durante a noite.

Lave a área da fralda com água pura sempre que trocar a fralda do seu bebê e aplique um creme protetor ou pomada como óxido de zinco ou uma pomada que combine óxido de zinco, óleo de fígado de bacalhau, petrolatum e lanolina. Use somente um tipo de pomada por vez, a menos que o seu médico tenha indicado o uso de mais de uma.

Não pulverize a pele do bebê com amido de milho, um remédio que já foi muito recomendado e que agora é apontado como estimulante da proliferação de fungos.

Tente uma marca de sabão em pó diferente para as fraldas de tecido e não use amaciante de roupas a cada lavada porque o bebê pode ser sensível ao seu acúmulo.

Tente as fraldas de tecido se você usa fraldas descartáveis ou troque de marca. Tente as fraldas descartáveis se você usa fraldas de tecido.

Elimine o uso de talcos e óleos no seu bebê e certifique-se de que qualquer um que usar seja suave e não-alergênico.

Se você usa papel higiênico colorido para limpar a área genital do seu bebê, mude para um branco.

Para agilizar a cura, coloque uma almofada sob o bebê e, sempre que possível, deixe-o deitado sem fralda para expor a pele ao ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário