quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Como cuidar de um recém-nascido VII - Descamação do couro cabeludo


por Michael Meyerhoff, Ed.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Descamação do couro cabeludo e assadura

Duas condições de pele muito comuns chamadas descamação do couro cabeludo e irritação cutânea devido ao uso de fralda afetam muitos bebês durante seus primeiros meses de vida. E como os nomes indicam, a descamação afeta a cabeça e geralmente é fácil de tratar à base de lavagens diárias com xampu. A assadura, por outro lado, abrange um número de diferentes erupções ou irritações de pele que aparecem na parte inferior do abdômen, genitais e nádegas. Continue lendo para aprender a identificar os sinais da descamação do couro cabeludo e assadura e também alguns tratamentos sugeridos.

Tratando da descamação do couro cabeludo:A descamação do couro cabeludo (dermatite seborréica) é uma condição da pele na qual manchas amareladas com escamas ou crostas, compostas de óleo e células mortas da pele, aparecem no couro cabeludo. A condição é mais comum em bebês, mas ela é vista ocasionalmente em crianças com até cinco anos de idade. Alguma perda de cabelo temporária pode ocorrer. Enquanto na maioria dos casos as manchas aparecem no couro cabeludo, elas podem se estender até a testa. Elas também podem aparecer na dobra da pele atrás das orelhas do bebê, nas orelhas e na área de fralda. O local mais delicado é sobre a moleira (fontanela anterior), no topo da cabeça do bebê.

A descamação do couro cabeludo é muito comum e não é difícil de tratar. Geralmente os casos leves são resolvidos com limpeza diária com xampu. Você deve utilizar um xampu em um pano úmido, com uma face áspera, envolto na sua mão. Amoleça as crostas primeiro massageando uma pequena quantidade de óleo de bebê no couro cabeludo e deixando-o na cabeça durante a noite. Esfregue a cabeça do bebê vigorosamente durante a lavagem e ao secar. Não se preocupe com os pontos moles, você não os machucará. Cuidadosamente penteie o couro cabeludo do bebê mesmo se o seu bebê não tiver cabelo ou esfregue o couro cabeludo com uma escova de cerdas macias.

Se o xampu normal não funcionar, você pode usar um xampu especial que contenha alcatrão vegetal ou ácido salicílico. Seu médico ou farmacêutico pode recomendar algum. Pomadas que contenham enxofre, ácido salicílico ou alcatrão vegetal podem ser usadas para casos mais difíceis. Tenha cuidado especial para manter os xampus e pomadas medicinais longe dos olhos do seu bebê e interrompa o uso se o couro cabeludo ou pele se tornar irritada ou vermelha. Se a descamação do couro cabeludo não responder ao tratamento, consulte o seu médico que pode determinar se uma infecção por levedura ou reação alérgica da pele pode ser a causa do problema.

Na próxima semana veremos sobre assaduras

Nenhum comentário:

Postar um comentário