quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Como criar bons hábitos para dormir: 6 a 9 meses

Escrito para o BabyCenter Brasil Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil
Sono típico desta idade
Os bebês desta faixa etária precisam de cerca de 14 horas de sono por dia e já conseguem dormir até sete horas por vez. Caso seu filho durma mais que isso, ele provavelmente chega a acordar, mas acaba pegando no sono de novo sozinho -- um sinal de que está no bom caminho para dormir bem. Os bebês ainda tiram sonecas de uma hora e meia ou duas horas algumas vezes por dia, geralmente de manhã e à tarde. Procure manter horários regulares para essas sonecas, assim como para a hora de dormir à noite.

Veja a seguir algumas dicas para auxiliar seu filho a dormir bem durante a noite:

Estabeleça e siga com rigor uma rotina para a hora de dormir. Você provavelmente até já tem algum tipo de ritual para a hora de dormir, porém, nesta idade, seu filho começa de fato a participar dele.

A rotina pode incluir um banho, uma brincadeira mais tranquila, a leitura de uma história ou uma canção de ninar, mas o importante é que você siga a mesma ordem e horário todos os dias. Seu filho vai gostar da repetição da rotina, que, além de tudo, sinalizará para ele que a hora de dormir está chegando. Tente acostumá-lo a ouvir uma história só, ou um número predeterminado, para que você não acabe tendo que passar duas horas no quarto com ele!

Mantenha uma rotina no dia-a-dia que inclua horários de soneca e de dormir à noite. Horários regulares ajudam tanto o bebê quanto você -- o que não quer dizer que ele tem que almoçar pontualmente às 11h30, mas sim que o horário do almoço tem que ser, mais ou menos, previsível todos os dias. Se tirar uma soneca, almoçar, brincar e se preparar para dormir sempre no mesmo horário, a criança tem maiores chances de adormecer à noite com facilidade.

Deixe seu filho adormecer sozinho. Se você deseja que o bebê durma a noite inteira sem chamar ninguém, ele precisa aprender a adormecer por conta própria. Coloque-o no berço antes que esteja dormindo de fato, e tente não deixar que dependa de colo ou de uma mamada para dormir. Se ele chorar, a escolha é sua: a maioria dos especialistas aconselha a esperar pelo menos alguns minutos para ter certeza de que a criança realmente precisa de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário