quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Como criar bons hábitos de sono: 3 a 6 meses

Escrito para o BabyCenter Brasil Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil
Possíveis dificuldades
Despertar no meio da noite e desenvolver hábitos de dormir que dependam da sua presença são situações que afetam recém-nascidos e bebês mais velhos do mesmo jeito. A partir dos 4 meses, seu filho tem condições de ficar sozinho para dormir, mas talvez vá precisar da sua ajuda para desenvolver técnicas de se confortar por conta própria.

Entre os 3 e os 6 meses, algumas crianças enfrentam um novo problema: têm dificuldade de pegar no sono, tornando a hora de dormir um pesadelo para os pais. Se o seu filho está tendo problemas para adormecer, a primeira coisa a fazer é verificar o horário em que ele anda dormindo (lembre-se de que crianças cansadas demais acabam dando mais trabalho para dormir). Às vezes colocá-lo na cama mais cedo ajuda. Descartada essa hipótese, reveja a rotina de antes de dormir. O bebê deve aprender a adormecer sozinho , não porque você o ninou nos braços ou deu de mamar.

Se esse também não for o caso do seu filho, apresentamos algumas estratégias que você pode adotar, sempre levando em conta seu estilo de vida e, acima de tudo, o que a deixa confortável como mãe.

Algumas estratégias em relação a problemas para dormir

Qual a melhor forma de responder depois de já ter colocado seu filho para dormir? Os especialistas divergem bastante nesse quesito. Todos concordam, contudo, que a maneira de acalmar uma criança e prepará-la para adormecer muda com o tempo. Se um recém-nascido precisa de contato físico, uma criança de 2 anos requer uma rotina firme e um boa-noite decidido.

As abordagens variam basicamente em relação à postura diante do choro: algumas técnicas pregam o "deixar chorar", ou seja, que se deixe o bebê reclamar até que ele perceba que precisa aprender a adormecer sozinho. Outras alegam que o mais importante é que a criança se sinta segura, e que o "deixar chorar" transforma a hora de dormir numa situação tensa. Na técnica do "deixar chorar", os pais devem ir ao quarto do bebê de tempos em tempos para tranquilizá-lo, mas sem pegá-lo no colo nem dar de mamar -- deixando claro que eles estão ali e não estão "abandonando" o filho. Depois de alguns dias a choradeira costuma diminuir, ou seja, o método muitas vezes funciona, mas nem todo mundo tem estômago -- ou sangue frio -- para ouvir o filho chorar por tanto tempo.

A verdade é que não há um jeito "certo" de fazer seu filho dormir a noite toda. Você tem que escolher um método que se ajuste à maneira de ser de sua família e que seja confortável para o seu coração de mãe.

E saiba que às vezes uma viagem, uma doença ou uma alteração de rotina podem atrapalhar o ritmo do sono do seu bebê, e aí você terá de adotar algum tipo de treinamento para que ele volte a dormir bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário