segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Bebê mês a mês: 12º mês

O seu bebê tem 11 meses de idade e está a iniciar o 12.º mês de vida. Em breve estará comemorando o seu primeiro aniversário. Já! Este é o mês em que o bebê começa a caminhar verdadeiramente a sério (na grande maioria dos casos, com a ajuda dos adultos). É também o período durante o qual as mais recentes aquisições físicas, emocionais e intelectuais são confirmadas e aperfeiçoadas.
O desenvolvimento físico do bebê. Ele anda por todo o lado, com uma determinação cada vez maior, de joelhos. Quanto mais o encorajar, mais ele vai gostar de se mexer. Com a sua ajuda, ele já consegue manter-se de pé e dar alguns passos ou talvez o consiga fazer encostado a uma parede a uma peça de mobiliário. Ele concentra-se muito para apanhar objetos verdadeiramente pequenos entre o polegar e o indicador, como o grão de arroz que caiu do prato ou uma pedrinha que descobre a meio do caminho… tenha cuidado para não ir tudo diretamente para a boca…
As suas actividades diárias. Ele adora juntar as diferentes peças de um objecto para criar um único objecto grande. Ele diverte-se muito a pôr coisas na cabeça ou a jogar os brinquedos para o mais longe possível. Tenha cuidado com as coisas que quebram… tudo o que seja frágil tem de ser mantido fora do alcance dele…Em termos gerais, o bebê continua precisando de duas pequenas sestas durante o dia: uma mais pequena de manhã e uma ligeiramente mais longa de tarde. Mas, caso ele se recuse a dormir, não se preocupe com isso, porque a verdade é que alguns bebês apenas precisam dormir menos do que outros. Deixe-o descansar na cama, ele vai ter todo o repouso de que precisa.
Mais e mais sociável. Ele adora participar, mostrar a sua presença e ser útil. Ele é perfeitamente capaz de encontrar e levar-lhe o conjunto de chaves de que você andava desesperadamente à procura, sobretudo se foi ele quem se "esqueceu" delas atrás da porta. Ele está agora ciente de objectos que deixa de ver e a sua memória visual é muito boa. Já consegue diferenciar entre o que está "aqui" e o que "deixa de estar aqui". Está familiarizando-se com noções abstratas como cima/baixo, sólido/líquido, recipiente/conteúdo.
As capacidades alimentares do bebê. Ao aproximar-se do seu primeiro aniversário, o seu bebê está tornando-se cada vez mais sociável e adescobrindo as alegrias de comer em família. Contudo, as suas necessidades nutricionais não são comparáveis, de forma alguma, com as dos que o rodeiam.

fonte: internet site Nestlé

Nenhum comentário:

Postar um comentário