quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Como criar bons hábitos de sono: 3 a 6 meses

Escrito para o BabyCenter Brasil Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil
Sono típico nessa idade
Tomara que, a esta altura, seu bebê já não esteja mais acordando a cada duas ou três horas durante a noite. Aos 3 ou 4 meses, a maioria dos bebês dorme 15 horas por dia, sendo que cerca de 10 delas são à noite e as outras espalhadas por sonecas diurnas. Pode ser que você ainda esteja acordando uma ou duas vezes para dar de mamar no início deste estágio, mas, quando seu filho estiver com 6 meses, ele já estará fisicamente apto a dormir a noite toda. Se ele dorme ou não depende de estar incorporando hábitos que o levem a isso.
Como criar bons hábitos para dormir
Veja algumas dicas de como ajudar o bebê a se acalmar e dormir durante a noite:
Estabeleça horários para o sono diurno e para o sono à noite -- e fique firme!
Com o recém-nascido era fácil decidir quando colocá-lo para dormir, já que não faltavam sinais de sono (mãozinhas nos olhos ou puxando as orelhas, por exemplo). Agora que o bebê está um pouco mais velho, cabe a você determinar uma hora para ele dormir, assim como para tirar sonecas. Pode até ser que a criança não pareça cansada tarde da noite -- pelo contrário, está cheia de energia, brincando e pulando. Mas isso geralmente é sinal de que já mais do passou da hora de dormir, o que às vezes leva a uma noite de sono agitada e com mais acordadas repentinas. Comece a criar uma rotina da hora de dormir. Se você ainda não tem uma, é uma boa hora para começar.
Seu ritual pode incluir: um banho, uma brincadeira mais tranquila, trocar de roupa, contar uma história , cantar ou tocar canções de ninar e um beijo de boa-noite. O importante é ter uma rotina que se encaixe no ritmo da sua família e, principalmente, segui-la da mesma forma todas as noites. As crianças precisam de regularidade e gostam de previsibilidade. Isso vale também para o comportamento de todas as pessoas que cuidam delas: o ideal é que pai, mãe, babá e avós ajam mais ou menos do mesmo jeito. Acorde o bebê de manhã para zerar o relógio biológico dele. Caso seu filho costume dormir mais que 10 horas por noite, não há problema em acordá-lo de manhã. Embora não pareça errado uma criança dormir 10 horas, o bebê precisa seguir um padrão regular de horas de sono e horas acordado, intercaladas por sonecas ao longo do dia para recarregar as energias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário