quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Amamentação para iniciantes

Escrito para o BabyCenter Brasil Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil
Desânimo
Algumas mulheres se adaptam à amamentação com rapidez e sem enfrentar grandes dificuldades. Mas muitas mães de primeira viagem acham o processo complicado. Por isso, se você estiver se sentindo um tanto desanimada, lembre-se de que não é a única. Antes de desistir, converse com seu médico e com amigas que estão amamentando ou já amamentaram. O aleitamento requer prática. Tenha paciência e encare cada mamada como mais uma experiência para o seu aprendizado. Experimente novas posições, pois às vezes o bebê se dá melhor pegando o seio por outro ângulo. E lembre-se de que a maioria dos problemas relacionados à amamentação é temporária.

O que comprar
O ideal é ter pelo menos dois sutiãs de amamentação. Eles são projetados com suporte extra para seus seios, e vêm com uma fácil abertura para cada mama, assim você pode amamentar quando quiser. Se você puder, tenha mais que dois, porque eles terão que ser lavados com frequência (ficam com cheiro de azedo).
Algumas mães têm maior tendência para o vazamento do leite, e basta um outro bebê chorar para que sua própria produção seja estimulada, às vezes em momentos nada apropriados! Para evitar isso, tenha um bom estoque de absorventes para seios tanto em casa como na bolsa, e leve sempre consigo uma blusa limpa.

É possível amamentar mesmo depois do fim da licença-maternidade?
Sim, a volta ao trabalho não significa o fim do aleitamento materno. Pela lei brasileira, até que a criança tenha seis meses de idade, a mãe tem direito a dois intervalos de meia hora cada para poder amamentar (se for possível) ou tirar o leite para usá-lo depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário