AMAMENTAÇÃO
Nutrir-se corretamente faz com que a gestante tenha uma vida mais saudável e desenvolva menos riscos de sofrer partos prematuros, dando à luz a bebês mais saldáveis.
Neste período mágico da vida, as mamães e os bebês necessitam de um equilíbrio biológico e psico-social para que tudo siga seu ciclo normal.
Algumas mudanças físicas e bioquímicas ocorrem durante a gravidez. Normalmente surgem alguns sintomas como: náuseas, vômitos, constirpação, hemorróidas, queimação, azia, inchaço e aversões alimentares. Quando há uma alimentação adequada, estes sintomas podem ser minimizados.
O peso é um fator importante e serve como sinalizador para avaliar o estado nutricional de gestantes e bebês. Existem alguns parêmetros de ganho de peso para realizar esta avaliação: gestantes com baixo peso devem ganhar de 12,0 kg a 15,0 kg; gestantes que iniciaram com sobrepeso devem atingir um ganho de peso de 6,0 kg a 7,0 kg e gestantes com peso ideal devem ganhar de 10,0 kg a 12 kg.
Sabe-se que a gestante e o bebê competem pelos mesmos nutrientes e calorias, e por este motivo é necessário que as mamães tenham uma alimentação equilibrada em nutrientes para si e para seu bebê. Aquele ditado que diz “mulher grávida deve comer por dois” faz parte do passado e não condiz mais com uma gravidez saudável. Mais importante que consumir muita quantidade de alimentos é priorizar a quantidade que esta sendo consumida. A saúde e o peso do bebê ao nascer, estão relacionados com o estado nutricional da gestante.
Além disso, com a realização de exercícios orientados, a gestante pode evitar um maior ganho de peso, e se diabética melhora o controle da glicose, diminui o risco de parto prematuro, reduz os riscos de pré-eclampsia, melhora a auto-imagem, diminui a ansiedade, o estresse e o risco de depressão.
Esclarecer todas as dúvidas das futuras mamães sobre amamentação também é muito importante. A preparação da mama para evitar rachaduras é um dos tópicos a serem abordados. O médico e/ou um nutricionista poderão dar orientações corretas a respeito deste assunto. Quando realizado de maneira adequada o aleitamento materno além de ser o ideal para o bebê, estreita o vínculo mãe e filho, auxilia na redução de peso da puérpera, entre outros benefícios.
A gestante antes de ser mãe, é mulher e prima pela boa forma física e por uma tranqüila recuperação, tanto emocional como fisicamente. Para isto é preciso que ela realize uma alimentação adequada durante a gravidez, aliada a uma atividade física e uma orientação adequada sobre aleitamento materno. Assim com certeza, terá como conseqüência um pré e pós parto mais saudáveis tanto para ela como para seu bebê.
Afinal, alimentação é também prazer. Nutrição é ciência. E gastronomia é arte.
Dra. Gislaine Carla do Nascimento Giliberti (CRN 7534
http://www.clubedobebe.com.br/
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NA GESTAÇÃO
Alimentação adequada, exercícios moderados
e informações sobre amamentação são o segredo
para uma gravidez saudável.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário