No primeiro ano de vida, um bebê vivencia uma série de situações que afetam seu estado de ânimo: tem de aprender a mamar, criar uma rotina de sono, adaptar-se aos cuidados de outras pessoas que não a sua mãe, começa a dar os primeiros passos e surgem os dentinhos.
Diante de tanta ‘novidade’, é muito comum que os pais passem a buscar alternativas que minimizem os impactos de cada um destes eventos. “Os Florais de Bach são auxiliares para equilibrar as emoções tanto dos pais como principalmente dos bebês.
Os Florais de Bach não possuem nenhum tipo de contra-indicação. É necessário, no entanto, que um especialista avalie a pessoa para recomendar as melhores essências. “É o passo mais importante para equilibrar as emoções”, adianta Aparecida. “São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida”.
Situações mais comuns
Abaixo, algumas situações comuns entre os bebês e os florais mais recomendados para cada uma delas:
Sono
“São comuns os relatos de bebês que trocam o dia pela noite ou têm dificuldade para dormir devido à agitação. Conhecida como a ‘essência do resgate’, o Rescue Remedy - uma combinação dos florais Star of Bethlehem, Rock Rose, Cherry Plum, Clematis e Impatiens – traz alívio e calma para dormir. Ao iniciar um estado alterado de choro – seja por dor ou qualquer outra razão - o bebê sai de seu ponto de equilíbrio”.
Pesadelos
“Algumas mães relatam que os filhos acordam assustados, de maneira repentina, como se tivessem saído de um pesadelo. Se esta situação acontecer repetidamente, o floral Rock Rose pode ajudar: ele elimina o pavor noturno resultante da exposição do bebê a situações novas e desconhecidas”.
Agitação
“Queixa comum, a agitação impede que o bebê durma e se alimente de forma satisfatória. O floral Impatiens é importante para dar paciência e tranqüilidade”.
Apego à mãe
“Passada a licença-maternidade, muitas mães precisam voltar ao trabalho e deixar seu bebê sob os cuidados de um berçário, babá ou dos avós. Há crianças que sofrem demais com a ‘separação’. Neste caso, o floral Chicory trabalha o desapego”.
Nascimento dos dentes e outras situações estressantes
“O Rescue Remedy é sempre um poderoso aliado nestas situações. Outros florais também ajudam: Cherry Plum permite o resgate da quietude anterior – importante para bebês que ficam excessivamente aflitos e descontrolados. Impatiens traz paciência e Willow, alegria”.
Preguiça para engatinhar e andar
“Mesmo sem ter nenhum problema fisiológico, muitos bebês parecem ter preguiça de engatinhar ou andar. O floral Hornbeam ajuda a dar estrutura, ou seja, traz a energia da terra que sobe pela coluna e dá forças para o bebê manter-se ereto”.
maria_aparecidaflorais@exercitandosaude.com.br
Maria Aparecida das Neves, é Educadora do Programa Internacional de Educação de Florais de Bach no Brasil e foi co-autora do livro "Florais de Bach", publicado pela revista Caras (Coleção Caras Zen).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário