A alimentação do bebê aos seis meses é um marco importante para o bebe e para os pais, já que esta é a idade em que se inicia o demame, uma vez que a partir deste momento os nutrientes do leite como fonte alimentar exclusiva, passam a ser insuficientes para suprir todas as necessidades do bebê.
Inserir carne nesta fase evita a anemia, mas introduza gradualmente, basta 5 gramas ao almoço e 5 gramas ao jantar. O aconselhável é começar pelo frango e depois a carne de vaca e a seguir carneiro.
Relativamente aos vegetais, o arroz, a batata, a cenoura, a abóbora devem ser os primeiros a serem introduzidos, mas sempre oferecendo o mesmo alimento repetido a cada 3 dias seguidos para reconhecer e poder associar alguma reação alérgica que possa surgir.
É natural que após as primeiras refeições o bebê não coma satisfatóriamente e tenha que completar com o leite materno ou mamdeira. Inicie a introdução dos alimentos oferecendo apenas uma refeição por dia e evoluindo até que a alimentação do bebê aos 7 meses já consegue englobar 4 ou cinco refeições.
É importante não oferecer a sopa na mamadeira, nem adicionar sal às refeições até o primeiro ano de idade.