quinta-feira, 29 de outubro de 2009
A alimentação do bebê entre os 7 e 8 meses
Se o bebê não comer muito bem durante uma refeição, não é aconselhável oferecer alimentos nos intervalos, para que tenha fome e possa comer com qualidade na próxima refeição.
Nesta fase o bebê deverá receber 4 ou 5 refeições por dia, dependendo do volume que a criança come já que refeições mais volumosas implicam um intervalo maior entre elas.
Exemplo do dia alimentar ideal do bebê : 6:00 am- mamadeira ; 10:00 am-iogurte ou fruta cozida; 13:00 pm-almoço e sobremesa; 16:00 pm-papa migau com fruta; 19:00 pm-jantar e sobremesa; 23:00 pm-mamadeira
Deve existir uma rotina para que o bebê comece a se integrar na rotina da casa, embora os horários das refeições devam ser flexíveis.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Florais para Bebês!
Diante de tanta ‘novidade’, é muito comum que os pais passem a buscar alternativas que minimizem os impactos de cada um destes eventos. “Os Florais de Bach são auxiliares para equilibrar as emoções tanto dos pais como principalmente dos bebês.
Os Florais de Bach não possuem nenhum tipo de contra-indicação. É necessário, no entanto, que um especialista avalie a pessoa para recomendar as melhores essências. “É o passo mais importante para equilibrar as emoções”, adianta Aparecida. “São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida”.
Situações mais comuns
Abaixo, algumas situações comuns entre os bebês e os florais mais recomendados para cada uma delas:
Sono
“São comuns os relatos de bebês que trocam o dia pela noite ou têm dificuldade para dormir devido à agitação. Conhecida como a ‘essência do resgate’, o Rescue Remedy - uma combinação dos florais Star of Bethlehem, Rock Rose, Cherry Plum, Clematis e Impatiens – traz alívio e calma para dormir. Ao iniciar um estado alterado de choro – seja por dor ou qualquer outra razão - o bebê sai de seu ponto de equilíbrio”.
Pesadelos
“Algumas mães relatam que os filhos acordam assustados, de maneira repentina, como se tivessem saído de um pesadelo. Se esta situação acontecer repetidamente, o floral Rock Rose pode ajudar: ele elimina o pavor noturno resultante da exposição do bebê a situações novas e desconhecidas”.
Agitação
“Queixa comum, a agitação impede que o bebê durma e se alimente de forma satisfatória. O floral Impatiens é importante para dar paciência e tranqüilidade”.
Apego à mãe
“Passada a licença-maternidade, muitas mães precisam voltar ao trabalho e deixar seu bebê sob os cuidados de um berçário, babá ou dos avós. Há crianças que sofrem demais com a ‘separação’. Neste caso, o floral Chicory trabalha o desapego”.
Nascimento dos dentes e outras situações estressantes
“O Rescue Remedy é sempre um poderoso aliado nestas situações. Outros florais também ajudam: Cherry Plum permite o resgate da quietude anterior – importante para bebês que ficam excessivamente aflitos e descontrolados. Impatiens traz paciência e Willow, alegria”.
Preguiça para engatinhar e andar
“Mesmo sem ter nenhum problema fisiológico, muitos bebês parecem ter preguiça de engatinhar ou andar. O floral Hornbeam ajuda a dar estrutura, ou seja, traz a energia da terra que sobe pela coluna e dá forças para o bebê manter-se ereto”.
maria_aparecidaflorais@exercitandosaude.com.br
Maria Aparecida das Neves, é Educadora do Programa Internacional de Educação de Florais de Bach no Brasil e foi co-autora do livro "Florais de Bach", publicado pela revista Caras (Coleção Caras Zen).
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Minha Gravidez:7ª semana
Nesta semana há um crescimento rápido. Ao fim da sétima semana o embrião pode chegar a 13mm e pode pesar 0,8g.
Pulmões, rins e órgão sexual interno estão quase formados. São perceptíveis à ultrassonografia endovaginal os olhos, orelhas e boca. O coração bate a 150 batimentos por minuto e já faz circular sangue pelo corpo.
O cordão umbilical desenvolve-se e a placenta está pronta. Os primeiros movimentos começam, mas ainda não são sentidos pela mamãe.
Mudanças no corpo da mulher ainda não são notadas pelas outras pessoas. Há o fechamento da passagem do colo do útero que tornará a abrir na hora do parto. Se a prisão de ventre for muito incômoda, tome muito líquido e coma alimentos ricos em fibras.
Exames extras
Existem exames específicos que servem para descobrir se há algum risco de o bebê nascer com problema genético ou congênito.
São exames escolhidos dependendo da idade e saúde materna e do histórico familiar do casal.
Converse com seu médico e verifique se são necessários para você.
fonte: internet site guia do bebê
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Bebê mês a mês:4.º mês
Novas capacidades físicas
A partir dos 3 meses, novas capacidades motoras proporcionam ao bebê uma maior liberdade de movimentos:
Ele já consegue chegar aos objectos com as mãos: mesmo que não consiga agarrá-los, esta nova capacidade abre-lhe inúmeros horizontes.
Ele já consegue esticar as pernas quando o seguram na vertical: que divertido que é dobrar e esticar estas pernas como se fosse saltar!
Ele brinca cada vez mais com as mãos: mexe os dedos, vira continuamente as mãos, examina-as… uma forma ideal de se conhecer!
Curioso com tudo o que se passa à volta
A partir dos 3 meses, o bebê não gosta, geralmente, de ser deixado sozinho. Ele está sempre em busca de companhia e diversão. E, acima de tudo, quer ver tudo aquilo que se passa à volta dele!
Ele não quer ficar numa posição deitada e, apesar de ainda não se conseguir sentar sem apoio, o bebê adora esta posição. Com efeito, assim ele pode ver uma diversidade de coisas empolgantes e participar na vida da casa!
O seu bebê é um pequenino muito querido.
Alegre, feliz e sorridente, o seu bebê apenas quer retribuir todo o amor que lhe dá e a vossa relação especial cresce diariamente.
fonte: internet site Nestlé
domingo, 25 de outubro de 2009
PAPINHA DE FRANGO COM ABÓBORA
Modo de fazer:Em uma panela coloque 3 litros de água, acrescente todos os ingredientes, inclusive o macarrão para sopa com exceção da margarina. Deixe cozinhar em fogo brando até que todos os ingredientes estejam bem macios praticamente desmanchando. Para não grudar nas mãos, corte o chuchu ao meio e descasque-o sob água corrente. Retire a parte dura central e corte em cubos. Desligue e acrescente a margarina. Retire a quantidade a ser utilizada e passe por peneira de malha fina.
Esta papinha é indicada para crianças na FASE I (bebês até 10 meses) Nesta fase a papinha deve ser passada pela peneira de malha fina.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Chá Solidário!
O Marco Antônio de Anjo Sapeca e a Ana Laura mostrando a tendência do verão 2010 na abertura do desfile!
Para finalizar o desfile não podia deixar de ser a equipe que batalhou muito para que este evento tivesse o sucesso que teve!
Clube 29 de Julho - Mundo das Festas – Lions Clube Vila São Miguel – Panificadora São Roque –- Negócio Fechado Classificados – Usina Eventos e Formaturas - TV Concórdia - Portal Concórdia – Visograf – Julio Gomes Fotografias – Racco – Tia Li Eventos e Recreações - Doof Park .
“Participe e faça sua parte na construção de um mundo melhor”.
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Bebê mês a mês: 3.º mês
O bebê começa a conseguir segurar a cabeça
Quando segura o bebê numa posição sentada, ele já consegue controlar um pouco os movimentos da cabeça, ao passo que, há pouco tempo atrás, esta ainda não se mantinha direita. Ao segurar o bebê nos seus braços, ele levanta a cabeça e endireita o corpo em consonância.
O bebê descobre as mãos
Os seus punhos minúsculos deixam de estar fechados e você já consegue abrir-lhe as mãos. Também ele começa a brincar com elas. Ele adora quando as mãos tocam acidentalmente no mobile que está por cima do berço.
A rotina do bebê mudou
O seu bebê pesa cerca de 5 quilos e come, provavelmente, 5 vezes ao dia. As noites são mais longas – por vezes dorme mesmo a noite inteira – e já acorda mais tarde de manhã.
fonte: internet site Nestlé
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
III Chá Solidário! apresentação de abertura do desfile!
Com o passar dos anos, grandes talentos foram sendo descobertos durante as aulas de dança, sendo então, criada no ano de 2002 a “Associação dos Grupos de Dança Realce, Endança e Expressão”, que utiliza os espaços do SESC para praticar suas aulas e realizar seus ensaios. Desde então, a Associação vêm conquistando diversos prêmios em Festivais de Dança pelo Brasil, entre eles, tem sido selecionada para participar pelo segundo ano consecutivo do Festival de Dança de Joinville, conhecido por ser o melhor da América Latina. Atualmente, a Associação conta com 45 integrantes de 10 a 18 anos de idade, que vêm representando com orgulho a dança da nossa região.
Na tarde de hoje, o SESC – Concórdia, juntamente com a Associação dos Grupos de Dança Realce, Endança e Expressão, dirigidas por Ketiny Karen Variza.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Chá Solidário! Lions Clube Vila São Miguel e APAS
No detalhe a equipe da Anjo Sapeca juntamente com Marcos e Adriana Franczak, representantes no evento do Lions Clube Vila São Miguel, nosso parceiro neste evento.
Apresenteção emocionante do Coral da APAS.
Homenagem a Professora Neusa, que inclusive estava de aniversário!
Nossos parabéns e nossa admiração pelo excelente trabalho e carinho de todas as profes.
Confira abaixo alguns cliks do desfile! Galerinha vocês tem a nossa admiração e carinho! beijão.
domingo, 18 de outubro de 2009
Chà Solidário! Tia Li Eventos e Recreações!
sábado, 17 de outubro de 2009
Chá Solidário! Doof Park!
Participação Alegre do Doof Parque! Espaço especial para a garota brincar depois do chá (e durante também rsrsrs)!
Informações sobre o Doof Park você pode encontrar no site www.doof.com.br.
O park dispõe de espaço para festas (adulto ou infantil) além do funcionamento normal, aluguel de brinquedos para festas e eventos... confira com certeza será divertido!
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
III Chá Solidário! Decoração
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Teste da Orelhinha
A deficiência auditiva, que é uma condição freqüente (entre 1 e 3 casos a cada 1000 nascimentos), interfere na aquisição da fala e linguagem, e por este motivo traz prejuízos importantes para o desenvolvimento da criança. No entanto, quando a deficiência é detectada precocemente e o atendimento adequado é iniciado por volta do 6° mês de vida do bebê, é possível que o desenvolvimento da criança seja muito próximo ao da criança normal. Daí a importância do teste da orelhinha ser realizado ainda na maternidade.
A avaliação da audição do bebê geralmente é feita por meio da pesquisa das Emissões Otoacústicas, utilizando-se uma pequena sonda de borracha colocada na entrada do conduto auditivo do bebê. É um método bastante simples, totalmente seguro e não provoca dor ou desconforto. O teste dura cerca de 10 minutos.
O resultado é informado imediatamente após o exame. “Passou” significa que a porção periférica do sistema auditivo está funcionando normalmente.
Os pais não devem entrar em pânico se o resultado for “Falhou”, pois alguns bebês apresentam secreção no conduto auditivo impedindo a obtenção da resposta adequada. Nesses casos é fundamental que o teste seja repetido no prazo de 15 dias. Somente após um segundo resultado “Falhou”, o bebê será encaminhado para exames mais específicos para confirmar, ou não, a presença da deficiência.
Pela sua importância, o Teste da Orelhinha é obrigatório por lei e deve ser exigido pelos pais antes que o bebê receba alta da maternidade.
mariateresa@exercitandosaude.com.br
Maria Teresa Mesquita de Faria, CRFa 3830/SP, é fonoaudióloga clínica e foi Docente do Curso de Fonoaudiologia da USP.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Gravidez - 5 semana
O esqueleto do bebê começa a se formar, assim como o coração. O sistema nervoso central (base para o cérebro e medula espinha) e músculos ganham forma.
Com as alterações hormonais, as unhas das futuras mamães podem ficar mais resistentes. Poderá sentir vontade de urinar constantemente e isso a acompanhará a gravidez toda. Alterações no humor também podem aparecer.
Para aliviar o cansaço, alimente-se de modo balanceado e saudável. Nunca tome remédios, mesmo os quais esteja acostumada, sem consultar o seu médico. Eles podem atrapalhar no desenvolvimento do seu bebê.
Os enjôos são mais freqüentes, o olfato fica mais apurado por causa das alterações hormonais. Isso ocorrerá somente no primeiro trimestre da gravidez.
Para aliviar os enjôos, não fique muito tempo sem comer, coma pelo menos a cada três horas, evite gorduras e beba bastante líquido (não quando estiver enjoada).
Após o diagnóstico de gestação pela dosagem hormonal, o pré-natal já pode ser programado. Na primeira consulta, devem ser realizadas as investigações de possíveis queixas, a orientação quanto aos sintomas e a solicitação de exames laboratoriais de rotina para a identificação de possíveis patologias que possam gerar problemas no transcorrer da gravidez, como anemia, infecção urinária, sífilis, rubéola, toxoplasmose, AIDS, diabetes.
Atenção ao seu tipo sanguíneoÉ bom saber o seu tipo sanguíneo, pois ele pode reagir com o sangue do bebê na hora do parto.
Se o tipo sanguíneo da mãe for Rh negativo e do bebê Rh positivo, na hora do parto esses sangues entrarão em contato. Se for a primeira gravidez da mamãe não haverá problemas, pois o corpo dela reagirá com a formação de anticorpos para o tipo de sangue Rh positivo.
Mas se for a segunda gravidez, os anticorpos já existentes da primeira gestação irão atacar o sangue Rh positivo do bebê, provocando eritroblastose fetal, que causará anemia profunda, surdez e deficiência mental no bebê.
Diante disso, a mãe deve procurar um médico para saber seu tipo sanguíneo e fazer exames no primeiro e último trimestre da gestação e se preciso tomar uma vacina para prevenir esse problema durante o parto.
Lembrete
É importante lembrar que o uso de tinturas, alisantes ou qualquer produto químico no cabelo é prejudicial ao bebê, pois substâncias entram na corrente sanguínea da mamãe e podem chegar até o feto.
Peça orientação ao médico de quais produtos e a partir de quando usar.
Ingestão de bebidas alcoólicas são desaconselháveis. Fumar cigarros ou estar perto de quem fuma também.
fonte: internet site guia do bebê