O bebê chegou!!! Agora toda a rotina dos novos pais vai mudar.
Nessa matéria, a Dra. Daniela vai abordar os motivos
que provocam essa grande mudança e que podem levar até
a problemas sérios no matrimônio e também dar algumas dicas importantes para o casal superar os momentos iniciais da chegada do bebê.
É muito comum o casal enfrentar momentos de crise com a chegada do bebê. O novo membro da família requer total atenção, o corpo da mulher sai dos padrões estéticos, mudanças na barriga, peito, cheiro, cansaço, comportamento instável. Além disso, o homem sente-se excluído. É freqüente a mãe se dedicar tanto ao filho e não dar mais atenção ao marido. Pesquisas demonstram que o nascimento do primeiro filho pode prejudicar a vida do casal chegando até a provocar o término do casamento. O casal fica estressando com tantas mudanças, afinal ninguém nasce sabendo como ser pai e mãe. É um aprendizado que se faz com a prática, enfrentando situações difíceis do dia-a-dia.
Imagine o casamento sem filhos, os momentos de privacidade, autonomia marido e mulher um se dedicando ao outro. Agora imagine o casamento com um bebê, o casal perde a liberdade e autonomia, é necessário muito esforço para preservar a identidade de casal. Até a maneira como se chamam pode mudar para mamãe e papai, o que não podemos esquecer é que antes de serem pais já eram um casal!
Para que seja preservada a vida de casal, com todas estas dificuldades enfrentadas com o nascimento, principalmente do primeiro filho, é importante que marido e mulher prestem muita atenção nos itens abaixo:
- Conversar muito durante a gestação sobre as possíveis mudanças que o nascimento do filho pode trazer.
- Acostumar o bebê a dormir no próprio quarto desde o início, só assim poderá ser preservada a intimidade do casal.
- Os momentos a dois só irão trazer benefícios tanto para a relação de vocês, como também para o seu bebê. Pois não adianta ficar integralmente ao lado da criança sentindo cansaço, frustração, tristeza.
- Preservar momentos a dois, namorar, sair encarando a culpa de deixar a criança em casa.
- Dividir tarefas com o marido nos cuidados com o bebê, deixando o marido entrar na relação mãe bebê.
Ficando atento a estas mudanças que o nascimento de um filho pode provocar em suas vidas e se preocupando em conservar a relação casal, vocês irão ganhar muito mais do que perder com a chegada do bebê. É importante sempre lembrar que se o seu relacionamento marido mulher estiver bem tudo fica muito mais fácil!
Dra. Daniela Levy (CRP 06/58195-8)
http://www.clubedobebe.com.br/